Cidade da Praia, 04 (Fev) – Os deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) pediram hoje maior atenção ao abastecimento de água no concelho de São Domingos, apontado que a quantidade que, neste momento, chega ao município é insuficiente.
A preocupação foi manifestada pelo porta-voz dos deputados do PAICV, Manuel Brito, em declarações à Inforpress, na sequência das visitas programadas para hoje em várias localidades do concelho de São Domingos.
Segundo informou, o problema de água no município é também uma preocupação do presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, que almeja resolver de forma definitiva a questão, ajudando assim os munícipes nas suas actividades.
“Neste momento o concelho carece de 800 metros cúbicos de água por dia, mas infelizmente recebe menos de 400 metros cúbicos, o que não satisfaz as necessidades da população, principalmente na freguesia de Nossa Senhora da Luz, onde a comunidade vive da criação de gado”, assinalou.
Conforme avançou, os deputados aproveitaram a visita para se inteirar sobre o orçamento da autarquia e alguns projectos em carteira que estão previstos para 2022, nomeadamente a requalificação urbana.
“O orçamento dá muita primazia a investimentos na habitação social, tendo em conta que o concelho tem um défice enorme a nível de casas de famílias que estão muito degradadas”, apontou.
Por outro lado, os deputados do PAICV vão visitar também a comunidade de Mato Afonso para inteirar da vivencia do dia–a-dia da população local, conhecer a realidade, mas também sensibilizar à comunidade para a vacinação.
Têm também agendada uma visita à Praia Baixo, e ver “in loco” a obra de requalificação da estrada local que, segundo disse, está parada há já algum tempo, sendo que a sua inauguração estava prevista para o ano passado.
“É uma obra que está orçada em 204 mil contos, a população está extremamente insatisfeita com a situação, uma vez que Praia Baixo é uma localidade com muito potencial para o turismo e pesca, por isso é necessária essa estrada para dinamizar a economia local”, afiançou.
O deputado frisou ainda outras estradas que carecem de intervenção urgente por parte do Governo, para garantir “maior circulação das pessoas, maior tranquilidade e segurança para os munícipes”.
Na quinta-feira, 03 os deputados do PAICV estiveram a visitar o município da Praia.
HR/MJB
Fonte: Inforpress