Santo Antão : Janira diz que ao invés de estar a apresentar estudos do aeroporto, Ulisses deveria estar a inaugurá-lo

Cidade das Pombas, 05 Mar (Inforpress) – A líder do PAICV, Janira Hopffer Almada, disse sexta-feira no Paul, Santo Antão, que, ao invés do primeiro-ministro estar a apresentar o estudo do aeroporto, ele deveria estar a inaugurá-lo”.

“Ele não prometeu um estudo, mas sim um aeroporto internacional”, enfatizou Janira Hopffer Almada, salientando que constatou no terreno que “as potencialidades da ilha de Santo Antão foram abandonadas”.

Janira Hopffer Almada, que se encontra de visita à ilha de Santo Antão, relembrou que o Governo prometeu também a segunda fase do cais do Porto Novo e “não fez nada”.

“Prometeu a eliminação da praga dos mil-pés, mas até este momento nada. Mais, sobretudo, desconsiderou uma das vocações desta ilha que é a agricultura”, salientou a líder do PAICV.

Segundo Janira Hopffer Almada, os produtores e agricultores estão “sem incentivos” e não conseguem produzir “mais e melhor” e nem transformar os seus produtos.

“É evidente que quando não se aproveita uma potencialidade deste nível, n numa ilha tão imponente e tão produtiva, como santo Antão, o povo é que paga, porque o povo que sofre”, afirmou a líder do PAICV, indicando, igualmente, que “não se vê “medidas para a pesca.

“Temos várias comunidades piscatórias em Santo Antão, que se houvesse uma visão estratégica e uma perspectiva de desenvolvimento, naturalmente que o povo sentiria os impactos e reflexos dessas medidas, com a melhoria nas suas vidas”, mostrou a presidente do PAICV.

A mesma fonte destacou o sector do turismo ecológico e rural, que segundo ela, não foi feito “absolutamente” nada.

“Nem os caminhos vicinais estão a ser objectos de alguma perspectiva progressista, para o desenvolvimento. Por tudo isso, estamos escutando e construir com os santantoneses um Cabo Verde para todos. Em que o Estado não actua como este actualmente, suportado pela governação do MpD, em que o Estado é forte para quem é mais fraco, mas é muito fraco para que é mais forte”, finalizou Janira Hopffer Almada.

Fonte; Inforpress