Santiago Sul: PAICV entrega candidatura às legislativas com 47,7% de representatividade feminina

Cidade da Praia, 05 Mar (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) formalizou hoje junto do Tribunal da Praia a sua candidatura pelo círculo de Santiago Sul, numa lista com 47,7 por cento (%) de representatividade feminina.

A informação foi avançada à imprensa pelo mandatário da candidatura do PAICV em Santiago Sul, Avelino Bonifácio, após o acto de entrega formal, apontando ser uma “lista para ganhar a região”.

Segundo explicou, a lista preenche todos os requisitos legais, com 47,4% de mulheres, em que dos 38 dos integrantes, oito mulheres compõem o quadro dos 19 candidatos efectivos e as restantes na lista de suplentes.

Conforme o responsável, a candidatura do PAICV é seguramente a única que apresenta uma mulher como candidata à primeira-ministra, destacando ser “uma mulher competente que congrega alguns elementos de mais-valias”.

“Experiência profissional, técnica e política, tendo desempenhado funções no Governo, deputada nacional, mas sendo ao mesmo tempo uma mulher jovem, e muito dinâmica”, sublinhou, referindo-se a Janira Hopffer Almada.

Avelino Bonifácio esclareceu também que a partir de hoje a maioria dos círculos eleitorais estarão submetidas oficialmente às respectivas comarcas, sendo que em Santiago Sul se fará uma apresentação pública, na próxima semana.

Instado sobre o clima de insatisfação divulgado publicamente por membros do partido em São Vicente e Santo Antão, a propósito das listas finais, disse que a direcção encara com “naturalidade”, como “acontece em todas as esferas da vida”.

“As eleições legislativas são nacionais, e assim, as competências estão definidas nomeadamente a nível dos estatutos do partido, que é identidade máxima para decidir nessas circunstâncias”, salientou.

O mandatário da lista do PAICV em Santiago Sul, ressaltou ainda que houve propostas e orientações, que a nível regional as estruturas deveriam seguir, e quem tem responsabilidades e poderes nessa matéria acabou por decidir.

Fonte: Inforpress