O Pelouro das Relações Externas e Cooperação do PAICV tem por objetivo estabelecer, reforçar e consolidar as relações de amizade e de cooperação, particularmente, com os Partidos amigos progressistas e da Família Internacional Socialista nos quatro cantos do mundo.
Apesar de este ser um princípio que remonta à criação do próprio partido, portanto, feito ao longo da história do PAICV, este momento parece-nos ser de vital importância para o relançamento das relações externas e de cooperação, dando maior visibilidade ao Partido, na condição de Oposição.
É nesta perspetiva que os novos órgãos eleitos do PAICV e, particularmente, o Pelouro das Relações Externas e Cooperação, têm feito todos os esforços possíveis, diretamente ou através de personalidades influentes, para o resgate das relações com os partidos amigos lá onde tenha havido algum abrandamento, para o reforço e a consolidação lá onde as relações se mantiveram e para o estabelecimento de novas relações com outros partidos desta mesma família ideológica.
Os resultados são francamente positivos e encorajadores, tendo já, em muitos casos, sinais de total disponibilidade por parte dos partidos amigos já contatados, para a materialização desse desiderato. Destaca-se que, neste momento, as relações com os partidos amigos de todos os países da CPLP são solidas, assim como há um processo em curso de contacto com outros partidos amigos, particularmente, dos países da nossa sub-região e do nosso Continente, em geral, mas também da Europa, da América e da Ásia.