PAICV exorta Governo a cumprir as promessas feitas aos munícipes de Ribeira Grande de Santiago

Cidade da Praia, 10 Jan (Inforpress) – O PAICV exortou hoje o Governo a cumprir as promessas que fez aos munícipes da Ribeira Grande de Santiago, relativamente à implementação de políticas e medidas assertivas na criação de mais postos de trabalho para os jovens.

A declaração do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) foi feita pelo deputado Bertalino Morreira, em declarações à imprensa, à margem de uma visita que os deputados do Grupo Parlamentar do partido, eleitos por Santiago Sul, efectuaram hoje ao concelho de Ribeira Grande de Santiago, para se inteirarem dos problemas e anseios das populações das várias localidades do referido município.

“A maior preocupação que registamos hoje na nossa deslocação ao município da Ribeira Grande de Santiago tem a ver com o elevado nível de desemprego jovem no nosso município. Sabemos que esta é uma responsabilidade do Governo, que tem de cumprir as promessas que fez, portanto, apelamos ao Governo para assumir as suas responsabilidades criando mais postos de trabalho”, declarou.

Na localidade de João Varela, interior do município da Ribeira Grande de Santiago, segundo o deputado, a população tem enfrentado vários problemas, tendo apontado a falta de agua para a rega como principal constrangimento dos agricultores locais.

Neste sentido, exortou as autoridades responsáveis pela distribuição da água para a rega a analisarem esta situação, visando proporcionar aos agricultores esse bem precioso para a produção agrícola, lembrando que a agricultura e pecuária são as principais fontes de rendimento.

Disse ainda que na visita efectuada a escola secundária de Salineiro registaram algumas preocupações no que se refere à necessidade de obras de manutenção dos pisos e tectos da referida infra-estrutura escolar que, a seu ver, é um dos grandes investimentos feitos em Ribeira Grande de Santiago.

Apelou à intervenção do Governo e uma participação mais efectiva do mesmo na questão da disponibilização de mais recursos para a mobilização de mais transportes escolares, tendo considerado a isenção do pagamento do passe escolar aos alunos da referida escola que vivem em zonas dispersas, uma grande medida tomada pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago no contexto da pandemia.

O PAICV voltou a questionar o Governo sobre as razoes da paralisação das obras de asfaltagem da estrada que liga Santa Marta e Santana cuja conclusão estava prevista para Outubro de 2020.

“A conclusão desta estrada estava prevista para 2020, mas tem havido sucessivos adiamentos. Disseram que estaria concluída em Outubro de 2020, mas não terminou, depois foi mudado para Outubro de 2021, mas tal não aconteceu, o Governo disse que a questão prendia-se com o financiamento disponibilizado pelo Banco Mundial mas acreditamos que este financiamento já está disponível”, afirmou o deputado.

Bertalino Morreira apelou ao Governo a ter mais respeito para com a população de Santana porque, sustentou, viajar todos dias nas condições que a estrada está, com metade do quilometro asfaltado e metade de terra abatida prejudica causa constrangimentos e pode causar mal à saúde das pessoas.

A visita dos deputados do maior partido da oposição, segundo Bertalino Morreira, serviu igualmente para apelar aos munícipes da Ribeira Grande de Santiago a aderirem ao plano de vacinação contra a covid-19 e a cumprirem todas as recomendações das autoridades sanitárias no combate à pandemia.

CM/HF

Fonte: Inforpress