Cidade da Praia, 05 Ago (Inforpress) – O PAICV apresentou hoje a lista dos 22 candidatos às eleições autárquicas de 2020, que foram escolhidos, segundo Janira Hopffer Almada, porque “respondem as expectativas dos munícipes e estão comprometidos com os desafios do país”.
A apresentação da lista dos 22 candidatos às eleições autárquicas marcadas para o dia 25 de Outubro foi feita pela presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, em conferencia de imprensa, realizada na cidade da Praia.
O PAICV, informou, há cerca de 2 anos, está a trabalhar no dossiê autárquico de 2020 para poder apresentar aos cabo-verdianos, uma proposta “consistente”, “ponderada” e que esteja à altura dos desafios que o poder autárquico tem neste momento.
Segundo a líder do maior partido da oposição, o PAICV tem consciência clara que um dos maiores desafios do desenvolvimento do poder local reside numa boa utilização dos recursos, defendendo que os munícipes devem ser envolvidos na construção das propostas viradas para a resolução dos problemas que afligem as pessoas.
“Por tudo isso, o PAICV privilegiou escolhas que respondam às expectativas dos munícipes e que tenham capacidade para implementar a visão que o poder local precisa, neste momento, em Cabo Verde. Nessa escolha, o PAICV privilegiou o espírito de entrega à causa pública e a assunção da política como missão de servir o País, nos diversos municípios”, afirmou.
De acordo com esta responsável, o PAICV na sua escolha deu oportunidade a “jovens quadros, muito bem formados, com experiências em diversas áreas, profundamente comprometidos com os desafios do País” e em alguns casos, a candidatos sem militância partidária que estão em condições de protagonizar novos modelos de gestão para o poder local.
Questionada sobre a meta do partido para as eleições autárquicas, a líder do PAICV disse que a pretensão é de trabalhar para conseguir “resultados satisfatórios” para o partido, visando garantir o equilíbrio do poder e de propor aos cabo-verdianos a necessidade de um poder local com uma visão estratégica de desenvolvimento.
Informou, por outro lado, que neste momento o PAICV está concentrado nas eleições autárquicas para poder apresentar aos cabo-verdianos propostas credíveis, com autenticas alternativas à governação local.
Conforme adiantou, nos próximos dias o PAICV fará o anúncio da lista dos seus candidatos a presidentes de assembleias municipais, nos 22 municípios do País, garantindo que terão várias mulheres a liderarem essas listas, fazendo assim valer o compromisso do seu partido com a Lei da Paridade.
Janira Hopffer Almada reconheceu, no entanto, que as eleições autárquicas de 2020 decorrerão num contexto “atípico” e “especial”, em virtude da pandemia do novo coronavírus, afiançando que o seu partido estará na linha da frente do cumprimento de todas as orientações das autoridades sanitárias.
Apelou ainda, ao Governo que, a partir deste momento, sejam evitadas transferências do Estado para os municípios, com objectivos eleitorais, que seja garantida a isenção e a imparcialidade, no tratamento dado a todos os candidatos autárquicos e tratamento igualitário a todos os sujeitos políticos e candidaturas, para se garantir lisura e transparência em todo o processo eleitoral.
Lista dos candidatos:
Município da Praia – Francisco Carvalho
Ribeira Grande de Santiago – Nelson Moreira
São Domingos – Isaías Varela
Município de Tarrafal – José dos Reis (Mayka)
Santa Catarina – Armindo Freitas
São Salvador do Mundo – João Alberto de Barros
São Lourenço dos Órgãos – António Fernandes
Santa Cruz – Carlos Silva
São Miguel – João Carvalho
São Vicente- Albertino Graça
São Filipe – Nuías Silva
Santa Catarina do Fogo – Eugénio Veiga
Mosteiros – Fábio Vieira
Brava-Clóvis Silva
Boa Vista – Cláudio Mendonça
Paul – Carlos Pires Ferreira
Porto Novo – Nilton Dias
Ribeira Grande – Odailson Bandeira
Sal- Albertino Mosso
Maio – António Ramos
Ribeira Brava – Carlos Barbosa
Tarrafal de São Nicolau – João Soares
Fonte: Inforpress