LEGISLATIVAS 2021: APRESENTAÇÃO DAS LISTAS DOS CANDIDATOS PARA OS CÍRCULOS ELEITORAIS NO PAÍS E NA DIÁSPORA

Após um longo processo interno de debate e auscultação nas e das estruturas, a Comissão Política Nacional aprovou, nos termos estatutários e como lhe incumbe, as listas do PAICV concorrentes a todos os Círculos Eleitorais no País e na Diáspora.
Foi um processo e caminho longos mas que valeu a pena trilhar pelos resultados alcançados. A gestão de espectativas pessoais foi um dado muito importante em todo o processo acabando por imperar os superiores interesses do País na escolha dos candidatos.
As listas que o PAICV apresenta ao eleitorado espelham a importância que o Partido atribui às eleições legislativas de 2021, estão integradas por militantes, simpatizantes e por individualidades independentes, todos representativos da sociedade, visando a construção de uma cada vez maior aliança entre o Partido e a Sociedade, e que colocam os interesses de Cabo verde em primeiro lugar.
De igual forma, na feitura destas listas, integradas por individualidades com profunda visibilidade e notoriedade bem como vivência social nos respetivos círculos eleitorais e dotadas de capacidade e competência técnica nas suas áreas de actividade, os fatores compreometimento e engajamento político na construção de Um CABO VERDE PARA TODOS e renovação estiveram sempre presentes.
É assim que num total de 72 candidatos efetivos, 62 concorreram pela primeira vez ao cargo de deputado o que significa que apenas 10 dos deputados que terminam o mandato no final desta IX Legislatura podem renovar o mandato.
Por outro lado, há a assinalar que num total de 151 candidatos, entre efetivos e suplentes, 83 são do género masculinos e 68 do género feminino e que 4 mulheres são cabeça de lista. Alei da paridade foi cumprida com uma percentagem de mulheres de 46% aproximadamente.
A juventude é igualmente uma constante em todos os Círculos Eleitorais nas listas do PAICV. Em 72 mandatos ou concorrentes efetivos possíveis, 12 são jovens com menos de 35 anos de idade.
A nível da formação encontramos uma grande variedade de que destacamos a presença de juristas, professores, economistas, gestores, profissionais da saúdee das áreas sociais, etc.
Finalmente, as individualidades que encabeçam os diferentes Círculos Eleitorais são os seguintes:
Cabeças de lista Círculo Eleitoral
Janira Hopffer Almada Santiago Sul
João Baptista Pereira Santiago Norte
Josina Freitas S. Vicente
Rosa Rocha Santo Antão
Eva Ortet Fogo
Hipólito Barreto S. Nicolau
Démis Almeida Sal
Walter Évora Boa Vista
Edson Alves Maio
Clóvis Silva Brava
Alberto Alves Américas
Mário Teixeira África
Francisco Pereira Europa e Resto do Mundo
FERNANDO MOEDA
Membro da Comissão Política Nacional
Coordenador Nacional das Eleições Legislativas