Fidel de Pina anuncia oficialmente recandidatura à liderança da Juventude do PAICV

Cidade da Praia, 24 Mar (Inforpress) – O deputado Fidel de Pina anunciou hoje a sua recandidatura à liderança da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) propondo uma “nova visão, despida de interesses instalados, aberta à pluralidade de pensamento e ação”.

Em conferência de imprensa hoje, na Cidade da Praia, o candidato reforçou que a sua preocupação é “garantir políticas claras” que permitam “dar respostas aos anseios e desafios” dos jovens de Cabo Verde.

“Não nos conformamos com o estado em que Cabo Verde se encontra. Não reconhecemos ao actual Governo capacidade para fazer diferente e pensar diferente. Desde que o MpD assumiu a governança do País, a juventude cabo-verdiana deixou de ser uma prioridade e foi relegada para segundo plano”, declarou o candidato.

Segundo Fidel de Pina, a sua candidatura é um contributo para implementar “uma nova forma de fazer política, menos conservadora”, que aproxime os jovens do PAICV e “contribua e incentive uma juventude que tem sido deixada em segundo plano”.

“Pertencemos a uma geração que tem visto os seus projectos de vida colocados numa encruzilhada em que o futuro é difícil de vislumbrar. Propomos uma nova visão, despida de interesses instalados, aberta à pluralidade de pensamento e ação”, afirmou o candidato à liderança da JPAI.

Fidel de Pina considerou ainda que a sua candidatura não é um projecto apenas aos militantes, mas sim um movimento liderado pelo JPAI onde “o contributo de todos conta”.

“Nos últimos anos os jovens cabo-verdianos foram instigados para uma mudança que fica na esquina seguinte e quando lá chegam, por motivo, acaba por não se concretizar.  O que gera um desânimo dos quadros mais jovens.  E nós queremos inverter este ciclo de estagnação e lançar uma candidatura que lute por um Cabo Verde orientado para o século XXI”, afirmou.

Segundo a mesma fonte, a JPAI “está pronta e estará preparada” para quando a população entender que o partido deve liderar os destinos do país.

“Tenho responsabilidade acrescida de contribuir para os jovens do meu País, por isso decidi me  recandidatar. Sei que posso conferir com o meu mandato uma dimensão nacional às lutas do JPAI. Todos os dias que entro na Assembleia Nacional faço-o com a JPAI ao peito e com a vontade de criar condições para que os jovens de hoje não se desliguem do País”, precisou.

O congresso do PAICV deve ocorrer de 06 a 08 de Abril deste ano, um momento para a juventude do PAICV debater questões ligadas aos jovens e momento de eleição dos novos órgãos da JPAI.

ES/AA

Fonte: Inforpress