Autárquicas 2020/São Lourenço dos Órgãos: Biografia de António Fernandes cabeça de lista do PAICV

João Teves, 15 Set (Inforpress) – António Fernandes, mestre em Estatística e Gestão de Informação, é candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à liderança da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos nas eleições de 25 de Outubro.

Nascido na localidade de Pico D’ Antónia, em São Lourenço dos Órgãos, António Fernandes fez os estudos básicos e secundários entre o seu concelho e Santa Catarina, tendo concluído o ano zero na cidade da Praia onde fez o bacharelato na matemática entre 1994 e 1997.

Na cidade da Praia fez, também, a licenciatura em matemática e deslocou-se depois para Portugal para fazer o mestrado em Estatística e Gestão de Informação na Universidade Nova de Lisboa.

Foi professor no antigo ciclo preparatório de João Teves e na escola secundária de Santa Cruz.

Após concluir o seu mestrado trabalhou no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério de Educação para depois entrar no mundo da política, exercendo a função de deputado nacional de 2006 a 2016, primeiramente pelo antigo círculo eleitoral de Santa Cruz e num segundo mandato pelo círculo eleitoral de Santiago Norte.

De entre os cargos políticos desempenhados constam a presidência da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte, assim como a presidência da Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos no último mandato em que o PAICV esteve na liderança da autarquia laurentina.

Já foi presidente da Rede Parlamentar para a População e Desenvolvimento, membro da Comissão Especializada de Educação, Saúde e Questões Sociais, entre outros cargos.

António Fernandes diz ser um “menino de São Lourenço dos Órgãos”, apelidado de “Tónio”, tendo em conta que viveu no concelho colaborando com a sua família na agricultura e pecuária, tidas como uma das principais actividades económicas do concelho.

Considera ser uma pessoa que sempre esteve atenta às questões da evolução socioeconómica do seu concelho e de Cabo Verde.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho de São Lourenço dos órgãos, concorreram um total de dois candidatos, tendo o MPD (Carlos Vasconcelos) alcançado 2.013 dos votos (49,11%), e o PAICV (Victor Baessa) alcançado 1.965 dos votos (47,94%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 5.677 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 5.268, dos quais 4.099 votaram.

Fonte: Inforpress