Autárquicas 2020/Santa Catarina do Fogo: Biografia de Eugénio Veiga cabeça de lista do PAICV

São Filipe, 15 Set (Inforpress) – Eugénio Miranda da Veiga, 70 anos, concorre pela lista do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV) às eleições autárquicas de 25 de Outubro para a presidência da Câmara de Santa Catarina do Fogo.

Natural de Relva, município dos Mosteiros, é licenciado em Relações Económicas Internacionais em Bucareste (Roménia), mas antes exerceu as funções de funcionário dos Serviços das Finanças, Contribuições e Impostos; Escriturário no Serviço Nacional de Emprego (Lisboa – Portugal).

Desempenhou as funções de subdelegado do Procurador da República na Comarca de Santa Catarina de Santiago, e após a formação exerceu as funções de quadro superior na então Secretaria de Estado da Cooperação e do Plano, ocupando-se do sector das relações de cooperação multilateral e foi director do gabinete do então primeiro-ministro da Primeira República, Pedro Pires.

Eleito em Janeiro de 1992 como primeiro presidente da Câmara Municipal do Fogo (com elevação dos Mosteiros a categoria de Concelho), passou a presidir a Câmara de São Filipe que incluía o actual território de Santa Catarina do Fogo. Reeleito por quatro vezes: em 1996, 2000, 2004 (maioria absoluta) e 2008 (com maioria relativa) e presidiu a Câmara Municipal durante 20 anos.

Nas eleições de 2012 concorreu a um sexto mandato, pelo Grupo Independente Unidos por São Filipe Solidário e Desenvolvido (GIUSD), obteve um resultado histórico e consegui dois dos sete vereadores e cinco dos 17 membros da Assembleia Municipal.

Para as eleições de 2016 foi “repiscado” pelo PAICV, tendo perdido as eleições para o candidato do MpD Jorge Nogueira.

Participou na criação da Associação Fogo Solidário (Afosol) sendo presidente do conselho directivo da mesma, tendo desenvolvido actividades de apoio ao sector da pesca artesanal, apoio a criadores na sequência das secas de 2017, valorização do espaço para fins turísticos, apoio às famílias mais carenciadas nos três municípios, de entre outras.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram um total de dois candidatos no concelho de Santa Catarina, tendo o MPD (Alberto Nunes) alcançado 1.356 dos votos (53,05%), e o PAICV (Waldemar Pires) alcançado 1.167 dos votos (45,66%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 4.019 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 3.435, dos quais 2.556 votaram).

Fonte: Inforpress