Vírus: JPAI está solidária com os estudantes cabo-verdianos que vivem em Wuhan (China)

Cidade da Praia, 27 Jan. (Inforpress) – A JPAI manifestou hoje toda a sua solidariedade para com os estudantes cabo-verdianos “que se encontram numa situação de alguma aflição em Wuhan (China) e exortou o Governo a fazer o “devido acompanhamento da situação até que a situação seja normalizada”.

A Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), em comunicado à imprensa, exortou, igualmente, ao Governo a proceder as diligências diplomáticas no sentido de fazer o “devido acompanhamento” da situação da doença, até que haja o restabelecimento da estabilidade.

Ao Ministério de Negócios Estrangeiros e à Embaixada de Cabo Verde na China, a JPAI apelou à atenção, para que, caso venha a ser necessário, tomem medidas de protecção junto aos estudantes cabo-verdianos.

O vice-presidente da JPAI, Lúcio Fernandes, aconselhou os estudantes na China para a “obediência e o cumprimento de forma escrupulosa” às orientações e medidas orientadas pelos agentes de autoridades sanitárias.

Manifestou a sua solidariedade junto aos encarregados de educação e familiares dos jovens cabo-verdianos.

“Foi com profunda preocupação e muita apreensão que tomamos o conhecimento da actual epidemia na China. Neste momento, segundo informações que, temos aproximadamente 13 estudantes cabo-verdianos na cidade Wuhan, onde há maior concentração Coronavírus e que, infelizmente, cerca de 56 pessoas já perderam a vida, devido a este vírus”, lê-se no comunicado.

O novo vírus, que causa pneumonias, foi detectado na China no final de 2019.

Segundo fontes oficiais já foram confirmados 2007 casos, sendo 688 novos casos registados no dia 25, enquanto 2684 casos suspeitos aguardam resultados do laboratório e já houve 56 mortos.

Além da China continental, foram confirmadas três dezenas de casos de infecção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Austrália e Canadá.

Fonte: Inforpress