Transportes colectivos urbanos mais caros na Praia e Mindelo a partir de 01 de Maio

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) – A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) acaba de actualizar, em 43$00, as tarifas para os Transportes Colectivos Urbanos de Passageiros para o ano 2022, na Praia e no Mindelo, a vigorarem a partir de 01 de Maio.

Trata-se, segundo uma nota da ARME, do aumento do custo por quilómetro, explicado, principalmente pelo aumento do preço dos combustíveis, conjugado com o índice de passageiros por quilómetro equivalente, que se prevê quase inalterado em relação à última actualiação, determina que a tarifa dos Transportes Colectivos Urbanos de Passageiros aumente de 41para 43$00 na Praia e de 40 para 43 $00, no Mindelo, São Vicente.

A mesma fonte recorda que a tarifa de Transportes Coletivos e Urbanos de Passageiros é revista anualmente, através do cálculo de custo médio, que considera os preços dos consumíveis, os parâmetros de depreciação e remuneração dos veículos e informações sobre a demanda e oferta.

Outrossim, acrescenta, a tarifa de equilíbrio é determinada pela relação entre o custo por quilómetro (CVE/km) e o índice de passageiros por quilómetro equivalente (IPKE).

GSF/JMV
Fonte: Inforpress