Sindicatos anunciam greve nacional de dois dias no IEFP e no CEFP

Os sindicatos Sintap (São Vicente) e Sicotur (Sal) agendaram para os dias 30 e 31 de Janeiro uma greve de dois dias no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e nos Centros de Emprego e Formação Profissional (CEFP) que operam em todo Cabo Verde.

Sindicatos anunciam greve nacional de dois dias no IEFP e no CEFP
De acordo com nota conjunta rubricada pelos responsáveis dos dois sindicatos referidos, a paralisação, a nível nacional, inicia-se às 08:00 do dia 30 e termina às 18:00 do dia 31, abrangendo “todas as secções de serviço” e “todas as categorias” existentes nos dois organismos.

Em causa, lê-se no documento citado pela Inforpress, como reivindicações dos trabalhadores, estão a implementação do PCCS para vigorar a partir de 01 de Janeiro de 2019, atribuição de uma compensação proporcional com efeito retroactivo desde Janeiro de 2011 a Dezembro de 2018 e o desbloqueio das promoções e progressões pendentes e em atraso desde o ano de 2012.

Segundo a mesma fonte, os trabalhadores do IEFP e dos CEFP reivindicam ainda a regularização das contribuições perante o INPS, referentes aos meses de Março, Abril e Maio de 2012 e a conversão formal dos contratos de prestação de serviço em contratos de trabalho – esta parte é concernente aos trabalhadores dos CEFP da ilha do Sal.

No entanto, os responsáveis dos dois sindicatos referem que, não obstante, durante a vigência deste pré-aviso de greve e mesmo no decorrer da greve estarão “absolutamente disponíveis” para “discutir e negociar” as “melhores soluções possíveis” tendentes a satisfazer as necessidades e os direitos adquiridos dos trabalhadores que representam.

Fonte: Asemana