São Vicente: “Cabral muito cedo se interessou por questões muito sérias como a independência” – Pedro Pires

Mindelo, 25 Jan (Inforpress) – O antigo Presidente da República e também combatente da libertação da pátria, Pedro Pires, ressaltou hoje, no Mindelo, o facto de Amílcar Cabral se interessar “muito cedo” por “questões muito sérias” como a independência de Cabo Verde.

Pedro Pires falava à Inforpress na sequência de uma palestra sobre a “A vida e obra de Amílcar Cabral” enquadrada na comemoração do 35º aniversário do Centro Redentor de Cabo Verde do Racionalismo Cristão, no Mindelo, assinalado com um ciclo de palestras.

Para o também combatente da liberdade da Pátria, que esteve também no grupo de “heróis nacionais”, Cabral é uma “personalidade incontornável” da história e da luta de libertação de Cabo Verde.

“Temos que ter em conta, o valor dessa personalidade, o papel histórico de Cabral, mas sobretudo o compromisso dele e esforço que ele fez no sentido de criar todas as condições e os instrumentos, que pudessem levar a independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau”, assinalou.

“Cabral muito cedo se interessou por questões muito sérias”, lançou a mesma fonte, para quem o considerado “pai da Nação cabo-verdiana” deve merecer “toda a consideração de todos”, pelo “esforço e empenho” com que se dedicou à luta.

“Teria que estar motivado, inspirado e teria que valores extremamente elevados, para permitir isso. É algo não se consegue sem fortes motivações e objectivos muito nobres”, reiterou o também presidente da fundação que leva o nome de Amílcar Cabral.

Questionado se poderia existir alguma relação entre Amílcar Cabral e a doutrina do Racionalismo Cristão, Pedro Pires admitiu não saber dizer.

Mas, o certo, ajuntou, é que Cabral viveu sete anos na cidade do Mindelo, de 1937 a 1944, no tempo dos estudos secundários, nesta ilha onde a doutrina tem uma “forte presença”.

“Certamente, ele naquela altura teria tido contacto, é impossível estar cá em São Vicente durante algum tempo sem ter contacto com o Racionalismo Cristão, nós todos que passamos por cá tivemos contactos”, considerou Pedro Pires.

Além de Pedro Pires, o Centro Redentor de Cabo Verde, situado em Monte Sossego, agendou para o programa deste sábado uma outra palestra com a professora universitária Marina Ramos, que teria como tema “A mulher e os valores: sócios familiares e sua relação com os valores na filosofia Racionalista Cristã”.

As celebrações dos 35 anos do centro estão sendo comemoradas desde 18 de Janeiro com palestras de temas diversos, inauguração das obras da ampliação do centro e ainda homenagens.

Fonte: Inforpress