São Filipe: Câmara assinala dia da criança africana com distribuição de brinquedos aos jardins municipais

São Filipe, 16 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe assinalou hoje o dia da criança africana com a distribuição de um conjunto de brinquedos e materiais lúdicos aos sete jardins infantis municipais e ao centro de dia Nhâ Nerina.

A vereadora da Educação, Formação Profissional e Ensino Superior, Eva Spínola, disse que os materiais foram doados pela Associação “Nôs di Tchada e amigos” à câmara cessante e que os mesmos encontravam-se na delegação aduaneira do Fogo há mais de um ano.

Segundo a mesma, quando a actual equipa camarária foi levantar algumas doações que recebeu dos Estados Unidos, encontraram também estes materiais, tendo procedido ao seu desalfandegamento.

Depois do seu despacho aduaneiro e levantamento e do contacto estabelecido com os doadores, a autarquia decidiu incluir a sua distribuição aos jardins municipais, ao todo sete, espalhados pelas localidades de Piquinho, Lagariça, Monte Grande, Cabeça Monte, Monte Largo, Jardim/Batente e Flor de São Filipe (cidade) e ao centro de dia Nhâ Nerina do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).

Eva Spínola indicou que os materiais lúdicos constituem uma mais-valia e as crianças podem usufruir dos mesmos, sublinhando que a actual equipa camarária tem as crianças no centro da sua política pública, por entender que elas são o futuro do município e da ilha.

“Pretendemos dar mais e melhor educação dentro das possibilidades do município e a câmara está totalmente engajada. Prova disso é que conseguimos reabrir os sete jardins que estavam encerrados e com as crianças em casa durante mais de nove meses”, disse a vereadora.

Os jardins de infância sob responsabilidade do município contam neste momento com cerca de 120 crianças, das quais mais de 80 vão transitar para o Ensino Básico Obrigatório (EBO) no próximo ano lectivo.

Por esta razão, a autarquia assumiu a reabertura desde 01 de Fevereiro destes espaços para permitir, sobretudo as crianças finalistas, estarem em condições de ingressar nesse nível de ensino sem grandes constrangimentos.

Reabilitar os espaços e criar as condições mais apropriadas e propícias para o aprendizado e realização de ateliê durante o Verão são outras apostas, segundo a vereadora.

No quadro das celebrações de Junho, mês da criança, continuam a decorrer as actividades direcionadas às crianças, nomeadamente pinturas plásticas com a participação de artistas, destinadas às crianças individuais e das escolas e jardins infantis do município.

A distribuição dos materiais contou com a presença do presidente da câmara, Nuías Silva, e das vereadoras para as áreas da Acção Social, Saúde e Habitação e da Educação, Formação Profissional e Ensino Superior, Vanilda Correia e Eva Spínola, respectivamente.

JR/CP

Fonte: Inforpress