São Domingos: Eleitos do PAICV realizam primeiro contacto para se inteirar das preocupações das comunidades

Cidade da Praia, 21 Fev (Inforpress) – Os eleitos municipais do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), estiveram sexta-feira e sábado de visita ao município, num primeiro contacto após às eleições de 25 de Outubro, para se inteirar das preocupações das comunidades.

Segundo o líder da bancada municipal, Osvaldo Borges, o primeiro dia foi dedicado ao encontro com a delegação do Ministério da Educação e visitas aos pequenos empresários e empreendedores do município, para num segundo dia se dedicarem às visitas e conversas com as populações das localidades da freguesia de Nossa Senhora da Luz.

“Nós tivemos contacto com as comunidades de Móia-Móia, Baía, Achada Baleia e Portal. O nosso objectivo com esta visita foi de conhecer as preocupações e as dificuldades das populações e levar as suas preocupações e necessidades para a equipa camarária e juntos vermos como solucioná-las”, explicou.

Nessas localidades, disse o eleito municipal que tiveram o conhecimento de que ainda alunos do ensino básico obrigatório, particularmente do 5º e 6º anos de escolaridade, se deslocam de uma localidade para outra para assistirem às aulas.

Uma situação que acontece porque os números de alunos são insuficientes para a composição de uma turma. É o que acontece, por exemplo, na localidade de Móia-Móia e os alunos se deslocam a pé e pedindo boleias para chegar à escola da Baía para assistir as aulas.

Outra situação registada tem a ver com as aulas de educação física em que os alunos terão de se deslocar à localidade de Cancelo, porque as outras localidades não dispõem de infra-estruturas desportivas para o evento.

Neste sentido o líder da bancada adiantou que os eleitos do PAICV vão levar essa situação para o conhecimento da equipa camarária, que é sustentada agora pelo PAICV, e para a delegação do Ministério da Educação, sendo que a proposta é de arranjar transporte escolar para facilitar e garantir que essa deslocação seja feita de forma segura.

Ulisses Borges avançou que no encontro com a recém-empossada delegada do Ministério da Educação em São Domingos, esta se predispôs a resolver os problemas que vem afectando os alunos e toda a comunidade educativa no concelho.

Durante a visita, os deputados municipais mantiveram também encontro com os agricultores da freguesia de Nossa Senhora da Luz que, segundo disse, manifestaram-se preocupados com o atraso na entrada em funcionamento do projecto de dessalinização de água para agricultura na zona de Móia-Móia, apesar da sua inauguração.

Fonte: Inforpress