Santa Cruz acolhe actividades centrais do Dia dos Heróis Nacionais

Cidade da Praia, 06 Jan (Inforpress) – O concelho de Santa Cruz, no interior da Ilha de Santiago, vai ser palco das comemorações do dia 20 de Janeiro, dia dos Heróis Nacionais, anunciou hoje o presidente da Fundação Amílcar Cabral, Pedro Pires.

Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, informou que a fundação elegeu a celebração do dia 20 de Janeiro como uma das suas actividades principais e, por essa razão, tem este papel e responsabilidade de partilhar com todos, de forma descentralizada, a personalidade, o actor político e histórico que foi Amílcar Cabral.

As actividades acontecem numa parceria tripartida, entre a Câmara Municipal de Santa Cruz, a Fundação Amílcar Cabral e a Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria e, segundo avançou, estão orientadas no sentido de fazer contacto com as instituições de educação, com a juventude, os desportistas e activistas culturais.

“A ideia é não fazer uma actividade de gabinete e de espaço fechado, mas uma actividade aberta para as pessoas ouvirem e falarem, e enfim trocar ideias com as pessoas”, disse, acrescentando que nessa perspectiva está previsto uma conversa aberta com os jovens e os membros da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Para o presidente da câmara de Santa cruz, Carlos Silva, é uma honra o seu concelho ter sido escolhido pela fundação para acolher as actividades centrais do Dia dos Heróis Nacionais.

As actividades, informou, tiveram início no dia 02, com um concurso “Cabral no olhar das crianças” (poesia, contos, desenho e pintura), que vai até o dia 17.

Está previsto a apresentação do livro infantil “Eu Amílcar”, de Marliena Pereira, animação nos estabelecimentos escolares, torneios de basquetebol e futsal, maratona, exposição, concerto “Cantar Cabral” e feira de saúde nas comunidades de rabelados de Achada Bel Bel e Monte de Rabelado.

O acto central acontece no dia 20 com içar da bandeira nacional, nos paços do concelho, seguido de actuação da banda militar e sessão solene.

Fonte: Inforpress