Ribeira Grande de Santiago: Presidente da câmara aponta défice habitacional como um dos principais desafios

Cidade Velha, 30 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, apontou hoje o défice habitacional como um dos principais desafios do município a resolver, assim como o desemprego jovem e o problema de saneamento.

O autarca fez esta constatação em declarações à imprensa, à margem da celebração da missa em honra de Nhu Santo Nome de Jesus, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Cidade Velha, tendo sublinhado que por causa da situação pandémica da covid-19, este ano as actividades culturais foram restringidas para a comemoração do Dia do Município.

“Os desafios principais que podemos apontar, têm a ver com o défice habitacional, desemprego jovem e saneamento, mas acreditamos que vamos continuar a trabalhar para que possamos reduzir esses desafios. Entre as prioridades destacamos o empoderamento das famílias, porque o nosso foco continua a ser pessoas, sem descurar a infra-estruturação básica que temos que continuar a fazer”, frisou.

No sector da agricultura, Nelson Moreira apontou um projecto “estruturante” para o município a nível das bacias hidrográfica na localidade de São João Baptista, que deve arrancar em meados de Setembro, referindo que é preciso apostar numa agricultura “mais moderna”, para que com menos água possa se fazer mais.

Este ano, no âmbito das festividades do Dia do Município e de “Nhu Santu Nome Jesus”, foram programadas várias actividades, entre as quais, um encontro com os emigrantes do município e a câmara, inauguração do espaço de fisioterapia da Cidade Velha, assinatura de um protocolo com a Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), entrega de lotes em São Martinho Grande e apresentação do Plano Urbanístico de Calabaceira de Cidade Velha.

“Auscultamos os emigrantes, apresentamos projectos para o município e, acima de tudo, por serem a força motora de desenvolvimento de Cabo Verde, queremos estar pertos e para sentirem integrados no município”, afirmou, realçando que para resolver o défice habitacional a autarquia está a trabalhar nos planos urbanístico de diferentes localidades para criar zonas de expansões, nomeadamente Cabaceira, Botarama, Salineiro e São Martinho Grande, visando “descongestionar Cidade Velha”.

Esta segunda-feira, 31, está agendada uma sessão solene da Assembleia Municipal do município da Ribeira Grande de Santiago, em comemoração do Dia do Município, na Cidade Velha.

Nesta sessão, para além dos discursos dos presidentes da Assembleia Municipal, José Gomes da Veiga, do presidente da câmara, Nelson Moreira, dos líderes das bancadas do Movimento para a Democracia (MpD) e do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), o acto contará com a intervenção Presidente da República, José Maria Neves.

DR/CP

Fonte: Inforpress