Reunião da Internacional Socialista na Praia: Secretário-geral Luís Ayala contata Pedro Pires e outras personalidades nacionais

A preparação da reunião do Comité África da Internacional Socialista (CA-IS) começa, esta quinta-feira, na Capital cabo-verdiana, com a visita de uma missão de alto nível, chefiada pelo Secretário-Geral da organização, ao ex-Presidente da República, Pedro Pires. Luís Ayala far-se-á acompanhar da líder do PAICV e Vice-presidente da Internacional Socialista, Janira Hopffer Almada, que terão ainda encontros com outras personalidades nacionais. A sessão em si do CA-IS arranca, nesta sexta-feira,15, no Palácio da Assembleia Nacional, onde será, entre outros aspetos, analisada a situação da Esquerda a nível mundial e traçada a estratégia política para fazer face ao avanço da extrema Direita em vários países do mundo.

Reunião da Internacional Socialista na Praia: Secretário-geral Luís Ayala contata Pedro Pires e outras personalidades nacionais
O Secretário-Geral da Internacional Socialista, que é um amigo de Cabo Verde, terá ainda encontros com outros personalidades cabo-verdianas como o Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, e o ex-Primeiro-ministro, José Maria Neves.

A reunião em si do Comité da África da Internacional Socialista deve acontecer na sexta-feira, com a abertura pelas 10 horas, no Palácio da Assembleia Nacional. Será encerrada, no dia seguinte,16. Nestes dois dias de trabalho, que acontece na Capital cabo-verdiana, estarão presentes presidentes e dirigentes de vários partidos políticos filiados na Internacional Socialista, que compõem uma Delegação de aproximadamente 60 personalidades estrangeiras.

Segundo as fontes deste jornal, espera-se que a reunião da Praia analise a situação da Esquerda Democrática à escola mundial e a nível da África em particular e estabeleça estratégia política para fazer face ao avanço da extrema direita em vários países. Este encontro do Comité África da Internacional Socialista acontece também no momento em que a organização dá sinais de revitalização – a libertação do líder histórico do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brasil (Luiz Inácio da Silva Lula), a recente vitória eleitoral do PSOE (Espanha), do PS (Portugal), da FRELIMO (Moçambique), do PIAGC (Guiné-Bissau), do MLSPT-PSD (São Tomé) e do MPLA (Angola) são exemplos disso. Um avanço que, segundo alguns dos convidados ao encontro, pode significar o início do esgotamento das políticas da Direita na CPLP, principalmente em Cabo Verde com o governo do MpD e no Brasil com o extremista Jair Bolsonaro.

A fazer fé nas fontes deste jornal, esta é a quarta vez que o referido Comité da IS reúne-se na Praia. Isto desde os encontros de 2000, 2006 e 2012.

De realçar que a Internacional Socialista (IS) é uma Organização internacional que busca a divulgação e implementação do Socialismo Democrático, através da união de Partidos Políticos sociais-democratas, socialistas e trabalhistas, de que o PAICV é membro ativo.

Fonte: Asemana