Recenseamento/Praia: JPAI preocupada com a alta taxa de abstenção na camada juvenil

Cidade da Praia, 10 Mar. (Inforpress) – A JPAI reuniu-se hoje com a CNE a fim de discutirem os actuais problemas por que passa o recenseamento na cidade da Praia assinalado pela alta taxa de abstenção nas últimas eleições, sobretudo na camada jovem.

Em declarações à imprensa, o presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), Fidel Cardoso de Pina, certificou que o encontro surgiu na sequência dos embates eleitorais e que socializou com a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Elencou as preocupações da JPAI, como a questão da limitação de mandatos, a paridade etária e o recenseamento automático.

“Se bem me recordo, a taxa de abstenção nas últimas eleições presidenciais foi acima dos 60%, o que é um dado extremamente negativo”, realçou Fidel de Pina.

Explicou que a “reunião foi bem conseguida”, encaminhada numa perspectiva de socialização da moção sectorial, estratégias que devem ser adoptadas em todo o processo eleitoral, visando “um processo permanente”, sensibilização, trabalho que, atestou, deve ser desenvolvido pelos partidos políticos.

Exortou aos jovens para se recensearem e ter um interesse na vida política, realçando que “o voto é um dever, mas também o direito de todos os cidadãos”.

Fonte: Inforpress