Protestos de negro este sábado em São Nicolau: Emigrantes na Itália e Holanda podem solidarizar-se com os residentes contra desemprego e isolamento da ilha

É já este sábado,15, que acontece a manifestação cívica contra o abandono de São Nicolau, com foco na falta de ligação marítima e área regular da ilha com o resto do país e o mundo, além do preço exorbitante de passagem de avião – ultrapassa 30 contos por passageiro – via Praia ou Mindelo. Os emigrantes da ilha do Chiquinho vão também manifestar-se frente à Embaixada ou Consulado de Cabo Verde na Itália e Holanda, em solidariedade para com os cidadãos residentes.

Protestos de negro este sábado em São Nicolau: Emigrantes na Itália e Holanda podem solidarizar-se com os residentes contra desemprego e isolamento da ilha
O grupo de cidadãos promotor desta jornada cívica informa que, nos termos da lei, já comunicou, com antecedência devida, às autoridades policiais e civis da marcha de protesto convocada para este Sábado. Avisa, na sua página no facebook ( https://web.facebook.com/São-Nicolau-é-Cabo-Verde-462831767826202/ ) que tudo está a postos para arrancar na hora programada. A manifestação deve começar com a concentração às 12 horas, no Terreiro da cidade da Ribeira Brava. O cortejo vai seguir em direcção ao aeródromo da Preguiça, onde, por volta das 15 horas, acontecerá uma concentração dos populares, que devem ouvir uma mensagem dos promotores do protesto.

Segundo informações da última hora, a comunidade emigrada na Itália e em Holanda vão solidarizar-se com os residentes, promovendo também manifestações. «Emigrantes em Itália e Holanda querem também promover protestos frente à Embaixada ou Consulado de Cabo Verde nos referidos países, isto em solidariedade para com os cidadãos residentes em São Nicolau», garante um elemento da organização.

A organização espera contar com a participação de todos, isto por considerar que São Nicolau é também Cabo Verde. «O amor à nossa ilha, o amor a São Nicolau está acima de tudo! Partilhamos o símbolo (uma mão erguida, de cor negro, como aconteceu com o lendário capitão ambrósio de Mindelo) da nossa luta e pedimos a todos os que apoiam esta jornada de luta (de todos nós) que divulguem e partilhem esta manifestação. Vamos todos utilizar este símbolo como foto de perfil. Este símbolo foi criado por um filho desta ilha, que, não estará presente no dia 15, mas apoia-nos, porque ele também é SÃO NICOLAU. Vamos à luta! SÃO NICOLAU É CABO VERDE», apela a organização na sua página no facebook.

É de salientar que a população de S.Nicolau vai sair, pelas ruas da cidade da Ribeira Brava, este sábado,15, em protesto à deficiente ligação marítima e área da ilha com o resto de Cabo Verde e o mundo. Vai ainda manifestar-se contra os custos elevados de passagens de avião, gente, sobretudo jovens, que migra por falta de trabalho e ruptura de artigos alimentares, com destaque para o açúcar que está a tornar-se uma raridade na ilha desde final de março. Uma situação que, segundo os críticos, está a marginalizar a ilha do Chiquinho do todo nacional, prejudicando fortemente o seu desenvolvimento.

Fonte: Asemana