Presidente do PAICV felicita Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição

Cidade da Praia, 25 Jan (Inforpress) – A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) felicitou hoje Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição que demonstra uma “grande confiança” do povo português e uma boa “avaliação” do seu mandato.

“Gostaríamos de realçar, aqui, o reconhecimento pela proximidade que o Presidente Marcelo de Sousa tem tido para com as relações com Cabo Verde. Isto é muito relevante para nós, considerando a nossa perspectiva de nação global, mas também a nossa perspectiva de poder reforçar os laços, sobretudo com os países onde temos uma comunidade expressiva como é o caso de Portugal”, disse Janira Hopffer Almada, em declarações à Inforpress.

Apesar da satisfação pela reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa, a líder do PAICV manifestou também preocupação pelo nível de votação registada no candidato do partido Chega, realçando entretanto, que não está a comentar questões internas da política interna de Portugal.

Segundo a presidente do PAICV, a votação no partido Chega é um sinal que deve ser lido, relativamente a alguma transmissão e mensagens que, de um ponto de vista ou de outro, podem serem consideradas sensacionalistas e que não vão ao encontro da ideologia e perspectiva de um mundo em que “os princípios de igualdade, fraternidade e de salvaguarda dos direitos humanos devem ocupar lugar primeiro”.

Com a vitória de Marcelo de Sousa, Janira Hopffer Almada espera que Portugal continua a ter boas relações com Cabo Verde, sobretudo, na defesa da integração da comunidade cabo-verdiana em Portugal, assim como parceria para o desenvolvimento dos dois países em matérias importantes, como a convergência técnica e normativa, estabilidade e segurança.

Para a presidente do PAICV os sinais que o povo português deu ao reeleger Marcelo Rebelo de Sousa para um segundo mandato são “muito positivos” e de uma “boa avaliação”.

Na noite de domingo, 24, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela “vitória eleitoral expressiva” nas presidenciais em Portugal, descrevendo-o como um “amigo de Cabo Verde”, e disse esperar um reforço das relações bilaterais.

Numa mensagem divulgada na sua conta oficial na rede social Facebook, Jorge Carlos Fonseca assume o objectivo de “juntos” continuarem a trabalhar “para a consolidação das relações entre Cabo Verde e Portugal e no quadro da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)”.

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República de Portugal nas eleições de domingo, obtendo uma percentagem de 60,76%, correspondente a 2.519.599 votos. Em 2016 foi eleito com 2.262.046 dos boletins válidos.

Fonte: Inforpress