Presidente do PAICV diz que despedimentos no hospital da Praia comprovam redução do orçamento para a saúde em 20%

Mindelo, 21 Dez (Inforpress) – A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) considerou que o despedimento dos 23 trabalhadores do Hospital Agostinho Neto, na Praia, “às vésperas do Natal”, confirma a “redução do orçamento para a saúde”.

Janira Hopffer Almada falava à imprensa, no Mindelo, antes do encerramento da campanha para a sua recandidatura ao cargo que ocupa desde 2014.

Segundo a presidente do PAICV, o despedimento desses trabalhadores  comprova aquilo que o seu partido disse durante o debate do Orçamento do Estado, ou seja que o Governo reduziu o investimento no sector da saúde, na ordem de 20 por cento  (%).

“Analisando o Orçamento do Estado constata-se uma redução e essa redução vai-se confirmar ainda mais, infelizmente,” adiantou.

Janira Hopffer Almada questionou se é normal que num país que se diz que está a crescer cinco vezes mais se reduza o orçamento de investimento num sector como a Saúde.

“Não é normal, aliás, num país que cresce cinco vezes mais, nenhum orçamento deveria ser reduzido, mas sobretudo neste sector social, considerando a franja de pessoas pobres temos e os problemas que são advenientes nos últimos com esta governação,” criticou a presidente do PAICV.

Fonte: Inforpress