Presidente da câmara de São Domingos promete trabalhar para desenvolver comunidade de Baía

Cidade da Praia, 01 Fev (Inforpress) – O presidente da câmara de São Domingos afirmou hoje que quer trabalhar para ajudar a comunidade de Baía, em Nossa Senhora da Luz, a desenvolver sectores como pesca e agricultura, e criar actividades geradoras de rendimento às famílias.

Isaías Varela fez essas considerações à Inforpress, após o encontro que manteve domingo, 31, com a comunidade de Baía, no âmbito das visitas programadas a nível da câmara municipal para contacto com a população.

“A população manifestou as suas reivindicações, sendo a estrada de acesso a Baía uma das preocupações que se enumerou como prioritário, assim como os problemas sociais e que tem a ver com habitação social, acesso à água, transporte escolar e formação para jovens, mães e chefes de família”, disse.

A par isso, Isaías Varela sublinhou que foram também debatidas questões como o desemprego, “generalizado em todas as comunidades” que constituem o município de São Domingos, e que a câmara “não tem capacidade de responder”, mas que pode resolver com base em parcerias.

Para poder responder ao problema de desemprego levantado pela comunidade, indicou que a autarquia pode estabelecer parcerias com outras entidades, ou então arranjar outros mecanismos, sobretudo actividades geradoras de rendimento às famílias.

“Uma outra preocupação é com o sector da pesca, pois a comunidade não tem estado a tirar maior proveito do que o mar lhes pode dar porque os instrumentos de trabalho estão obsoletos, assim como no sector da agricultura”, frisou, sublinhando que durante o encontro foi apresentado, por uma associação local, um projecto de cooperativa agrícola.

A criação da cooperativa agrícola, segundo disse, vai ajudar o município de São Domingos a materializar vários projectos.

O importante, conforme o presidente da Câmara Municipal de São Domingos, é identificar as necessidades das populações e depois elencar as respostas de acordo com as prioridades.

O encontro, segundo Isaías Varela, serviu para dar a conhecer a população de Baía as linhas mestras do plano de actividade e orçamento para o presente ano, assim como o projecto de canalização domiciliaria de água em curso, com o propósito de resolver os problemas expostos.

O próximo encontro do presidente da câmara e sua equipa com as comunidades do concelho será no Vale da Custa, seguido de Fonte Almeida.

Fonte: Inforpress