Presidenciais 2021: Janira Hopffer Almada anuncia apoio ao candidato José Maria Neves

Cidade da Praia, 28 Set (Inforpress) – A ex-líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), Janira Hopffer Almada, anunciou hoje que vai apoiar o candidato José Maria Neves, nas eleições presidenciais de 17 de Outubro.

Em conferência de imprensa na Cidade da Praia, Janira Hopffer Almada disse que por o PAICV ter declarado o seu apoio a José Maria Neves e por ser militante do partido vai apoiar esta candidatura.

“Tendo o PAICV declarado o seu apoio, nas eleições presidenciais ao cidadão José Maria Neves, como militante responsável, e, sobretudo, como ser humano que escolhe Cabo Verde, respeito a decisão do meu partido e apoio essa candidatura, apoiada pelo PAICV”, precisou.

Por outro lado, disse entender que é cada vez mais evidente que a hegemonia política pode prejudicar o processo de desenvolvimento, afectando várias dimensões da sociedade, particularmente na transparência da gestão da coisa pública, da qual, segundo ela, depende, a credibilidade Cabo Verde.

“Neste momento, o poder autárquico em Cabo Verde é suportado, maioritariamente, por um partido político. E é o mesmo partido que detém a maioria parlamentar, a quem cabe suportar politicamente o governo. Portanto, todos do mesmo Partido Politico”, explicou.

Por isso, apontou que este é o momento de assumir as causas que são muito mais importantes do que as pessoas e de colocar do lado dos interesses do país, “movidos por um espírito patriótico.

Questionada pelos jornalistas se este posicionamento é sinal de um regresso à liderança do partido, Janira Hopffer Almada disse que se “encontra bem” e “realizada” a exercer a advocacia.

Janira Hopffer Almada, vice-presidente da Internacional Socialista, é actualmente advogada de profissão, e foi a primeira mulher a ser eleita líder de um partido político e a liderar um grupo parlamentar em Cabo Verde.

Às eleições presidenciais do dia 17 de Outubro, além de José Maria Neves concorrem outros seis candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

OM/JMV
Fonte: Inforpress