Preços dos produtos importados aumentaram 0,2% em Maio, informa o INE

Cidade da praia, 22 de Jun (Inforpress) – Os preços dos produtos importados aumentaram 0,2 por cento (%), em Maio, valor inferior em 0,7 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A mesma fonte informou, ainda, que a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,8% em Maio, valor inferior em 0,3 p.p. face ao registado no mês anterior.

“A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de -1,0%, aumentando 0,5 p.p. face ao valor registado no mês anterior”, revelou o INE, acrescentando que em Maio deste ano o índice de preços da importação se situou em 93,3, tendo registado um acréscimo de 0,2% relativamente ao mês anterior.

Segundo a mesma fonte, os aumentos dos preços ocorreram nas categorias de “Bens de Consumo” (1,7%) justificada pela subida de preços de “produtos alimentares primários” (8,1%), dos “Combustíveis” (2,3%) justificada com a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (2,3%).

As diminuições dos preços foram registradas nas categorias de “Bens Intermédios” (-4,1%) explicada, essencialmente, com a descida dos preços de “produtos transformados para indústrias várias” (-11,9%) e de “Bens de capital” (-5,1) justificada pela descida de preços de “máquinas” (-5,5%).

Em termos homólogos, em Maio de 2021, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em -3,3%.

LC/HF

Fonte: Inforpress