Praia: Presidente da câmara quer colocar o imigrante no centro do pensamento e da acção da autarquia

Cidade da Praia, 18 Dez (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, defendeu hoje uma nova abordagem que, para além do plano discursivo, coloca, de facto, o imigrante no centro do pensamento e da acção da autarquia.

Francisco Carvalho falava aos jornalistas à margem de um fórum intitulado “Pensar as Migrações no Desenvolvimento Local”, promovido pela Câmara Municipal da Praia por ocasião do Dia Municipal do Imigrante, que se celebra hoje, dia 18 de Dezembro.

“Temos tido um percurso mais discursivo, então é chegado o momento de passarmos efectivamente à prática. Nós estamos aqui hoje para comemorar o dia municipal do imigrante, mas o que vamos fazer vai ser ao longo do ano”, acrescentou.

O edil da Praia afirmou ainda que a sua equipa vai estar a trabalhar ao longo do ano para, de facto, ajudar “o mais possível” no processo de integração dos imigrantes no município da Praia.

“Vamos passar para a prática. Uma facilitação da vida do imigrante, mas ao longo do ano com várias actividades, várias acções, várias medidas com enfoque em várias dimensões da vida do quotidiano do imigrante que vive no município da Praia”, garantiu.

O presidente da câmara da Praia prosseguiu afirmando que se vai começar com a abertura do gabinete de atendimento do imigrante.

“Um gabinete funcional, com técnicos e preparados que vão estar ali para receberem os imigrantes durante todo o tempo de funcionamento normal dos serviços”, explicou.

Francisco Carvalho falou ainda num plano de integração do imigrante, “algo muito prático e pragmático”, que, segundo complementou, tem a ver com o quotidiano da vida dos imigrantes.

“Abarca a questão da relação do imigrante com a saúde, a escola, o mercado de trabalho. São essas dimensões que nós vamos concretizar”, finalizou.

Fonte: Inforpress