PR recebe em audiência Comandante Pedro Pires para discutir preservação das memórias de Amílcar Cabral

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebe, em audiência, esta terça-feira, 27 de Novembro, o Comandante Pedro Pires, acompanhado da Ana Maria Cabral, viúva do herói nacional Amílcar Cabral.

Segundo o Palácio do Platô, a audiência solicitada pelo Comandante Pedro Pires – ex-Presidente da República e antigo Primeiro-Ministro de Cabo Verde – centralizará nas questões sobre a preservação das memórias de Amílcar Cabral. O herói nacional e fundador da nacionalidade cabo-verdiana, que conduziu, sob a égide do PAIGC, a luta da libertação nacional da Guiné e Cabo Verde. Engenheiro agrônomo de profissão, Cabral ficou conhecido sobretudo como grande estratega militar, político clarividente da esquerda, pan-africanista convicto e teórico da luta da libertação nacional.

Filho de Juvenal Lopes Cabral (cabo-verdiano), professor, e de Iva Pinhel Évora (guineense de ascendência cabo-verdiana), Cabral nasceu em 24 de Setembro de 1924, em Bafatá – Guiné-Bissau. Foi barbaramente assassinado, por membros do PAIGC alegadamente a mando de agentes da PIDE, em 20 de Janeiro de 1973, em Conacri.

Fonte: Asemana