Porto Novo: Criadores da zona Sul enfrentam há dois meses problemas de água para o gado, diz representante

Os criadores de gado na zona Sul do Porto Novo, Santo Antão, enfrentam, há dois meses, dificuldades para conseguir água para os seus animais, numa altura em que os efeitos seca são cada vez mais sentidos neste município.

Porto Novo: Criadores da zona Sul enfrentam há dois meses problemas de água para o gado, diz representante
O alerta é do representante dos criadores, Irineu da Luz, que informou, segundo a Inforpress, que os criadores de gado da zona Sul do Porto Novo “estão a sofrer” com a falta de água, mas também a passarem já por “muitas dificuldades” para adquirir ração para o gado.

Conforme a mesma fonte, os criadores de gado das zonas altas do concelho do Porto Novo (Sul e Norte) são abastecidos através de água auto-transportada.

“Também, os criadores aqui na zona Sul estão a passar por uma situação complicada. Estamos a sofrer com o problema de água, mas também já não estamos a conseguir comprar milho para os animais”, avançou Irineu da Luz, que informou que a classe está ainda à espera dos apoios prometidos pelo Governo, no âmbito do plano de mitigação da seca.

Os serviços do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo informaram que foi accionado, desde Fevereiro, o plano de mitigação da seca neste concelho, através do qual a ração está a ser colocado à disposição dos criadores de gados, com uma taxa de bonificação de 20 por cento (%).

Fonte:Asemana