PAICV solicita contribuições do PR sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável

Cidade da Praia, 17 Set (Inforpress) – A presidente do PAICV (oposição) solicitou hoje ao chefe de Estado contribuições e sugestões antes de participar na reunião do Presidium da Internacional Socialista sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, que decorre na próxima semana, em Nova Iorque.

Em declarações à imprensa, após ser recebida por Jorge Carlos Fonseca, Janira Hopffer Almada, que falou na qualidade de vice-presidente da Reunião do Presidium da Internacional Socialista, afirmou que a participação do seu partido no encontro que decorre no dia 25 de Setembro, “representa uma oportunidade para o intercâmbio de ideias sobre temas de agenda global”.

Conforme realçou, o PAICV, ao aderir ao apelo global para uma sociedade mundial sustentável, comprometeu-se em redobrar os esforços na perspectiva de promover novas políticas e novos estilos de vida com vista a vencer os desafios existentes, mas também para que possa ser criado um novo paradigma sobre o consumo e a produção.

“Para o PAICV, o desenvolvimento sustentável é um tema muito importante, sobretudo considerando o facto de sermos um país pequeno insular. Mas é importante na medida que se deve traduzir em medidas de políticas que sejam sentidas na prática de cada cidadão no seu quotidiano”, afirmou Janira Hopffer Almada, defendendo que para se alcançar o desenvolvimento sustentável no país é preciso trabalhar na promoção do crescimento inclusivo.

Só com esta consolidação resultante de uma visão para o desenvolvimento, reforçou a presidente do maior partido da oposição, é que será possível falar de verdadeira medida de política inclusiva que tenha impactos positivos na vida das pessoas.

“Defenderemos que para os pequenos estados insulares deve haver uma estratégia própria para mobilização de financiamento para o desenvolvimento. Cabo Verde não pode ter de cumprir regras similares a aquelas que são cumpridas por países continentais”, concluiu.

A Reunião do Presidium da Internacional Socialista, uma oportunidade para o intercâmbio de ideias sobre assuntos candentes da Agenda Global e alguns temas-chaves da Assembleia-Geral deste ano, debruçará, essencialmente, sobre as mudanças climáticas, a COP25 – Conferência das Partes da Convenção da Convenção do Clima das Nações Unidas que, este ano ocorrerá, de 11 a 22 de Novembro, no Chile – e o desenvolvimento sustentável.

Fazem também parte da Agenda de trabalhos da reunião os actuais desafios que englobam os esforços da Internacional Socialista em matéria da resolução de conflitos, a paz e a democracia, bem como, as próximas atividades da organização.

Ainda durante a sua permanência nos Estados Unidos, a presidente do PAICV manterá contactos com as estruturas do partido e a comunidade cabo-verdiana, com o intuito de compartilhar a “difícil conjuntura socioecónomica” que Cabo Verde atravessa, os próximos desafios eleitorais e a “necessidade premente” de se conferir um novo rumo à governação do país.

Fonte:Inforpress