PAICV pede intervenção das autoridades para cessar vazamento de água suja na praia de Santa Maria

Cidade da Praia, 25 Fev (Inforpress) – O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) Démis Almeida pediu hoje, no parlamento, a intervenção das autoridades competentes para cessar o vazamento de água suja na praia de Santa Maria, na ilha do Sal.

Durante uma intervenção no período de questões gerais, o deputado lembrou que a praia de Santa Maria é uma das sete maravilhas de Cabo Verde e considerada uma das melhores praias da África e do mundo e que tem “um potencial turístico extraordinário”.

No entanto, adiantou que a mesma tem sido “contemplada” com vazamento de água suja, sendo que há mais de dois meses existem denúncias públicas junto das autoridades competentes, nomeadamente a Câmara Municipal do Sal e os Ministérios do Mar, do Ambiente e do Turismo, sem que medidas, de facto, sejam tomadas para pôr cobro a essa situação”.

“Nós gostaríamos de pedir que as autoridades competentes interviessem, de entre elas também o Ministério da Saúde, porque pode estar em causa questões de saúde pública, no sentido de mandar cessar imediatamente esse vazamento e responsabilizar os autores por essa agressão à praia de Santa Maria, ao meio ambiente e eventual poluição dos solos”, sublinhou.

O deputado do maior partido da oposição considerou que pode estar em causa a qualidade daquela que é “um dos maiores patrimónios turísticos” do País, e vai mais longe solicitando a criação de uma entidade que faça a gestão da praia de Santa Maria.

“A praia de Santa Maria não pode continuar a ser uma praia de ninguém, onde todos mandam, mas ninguém obedece. Se estamos a falar de zona económica especial, de uma Sociedade de Desenvolvimento Turístico da ilha do Sal ou de uma entidade de outra natureza, isso caberá ao Governo decidir, mas é preciso passar da palavra aos actos”, realçou.

Em nome do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder), o deputado Aniceto Barbosa concordou com a declaração do colega PAICV, indicando que é uma situação que, igualmente, suscitou a preocupação dos deputados da maioria, que também já solicitaram a intervenção das autoridades no sentido de acabar com esse vazamento de água suja, “da dessensibilização de um hotel”.

“Portanto, nós estamos inteiramente de acordo com a declaração e dizer mais, que nós enquanto deputados da ilha do Sal nós vemos a praia de Santa Maria como uma das praias mais visitadas em Cabo Verde e mais lindas e que efectivamente não podemos deixar que a situação continue”, declarou.

O deputado Aniceto Barbosa mostrou-se ainda de acordo com a proposta de criação de uma instituição para garantir a governança da praia, e tomar conta de algumas questões como a limpeza e a organização.

 

Fonte: Inforpress