“PAICV está à altura das expectativas dos cabo-verdianos e pronto para ajudar a construir o país dos nossos sonhos” – JHA

Cidade da Praia, 03 Fev (Inforpress) – A presidente do PAICV afirmou que o partido está à altura das expectativas dos cabo-verdianos e pronto para ajudar a construir um país melhor, apelando a um forte engajamento dos militantes na consolidação da visão estratégia do partido.

Janira Hopffer Almada fez estas declarações durante a cerimónia do encerramento do XVI Congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que decorreu durante três dias, na cidade da Praia, sob o lema: Cabo Verde, a nossa escolha.

Segundo a líder do maior partido da oposição, esses três dias que reuniram cerca de 400 militantes e convidados, serviram para reforçar e debater a moção estratégica sufragada pelos militantes do PAICV, nas eleições de 22 de Dezembro passado.

Conforme realçou, foram três dias de um árduo debate, onde todos os delegados foram convidados a participar, dar o seu contributo, partilhar as suas ideias, socializar e, sobretudo, debater a missão e os objectivos do PAICV.

“Esses três dias foram fundamentais para debatermos, discutir, analisar, reflectir e consensualizar as nossas posições. E tem algumas posições que são fundamentais, que conseguimos consensualizar neste congresso, que é que PAICV queremos e que Cabo Verde é que queremos oferecer aos cabo-verdianos, através do nosso contributo” afirmou.

Face aos novos desafios, prosseguiu, a liderança do partido quer trabalhar para que o PAICV seja cada vez mais um partido inovador, com propostas e sobretudo um partido à medida das expectativas dos cabo-verdianos.

“Estamos em novos tempos, os desafios e exigências são diferentes e as expectativas muito maiores ainda. PAICV está à altura das expectativas dos cabo-verdianos e pronto para ajudar a construir a terra dos nossos sonhos”, sublinhou, destacando, por outro lado, que o mesmo está a transformar-se num partido cada vez mais “moderno, presente e eficiente”.

A líder do PAICV fez saber neste sentido que o seu partido está “coeso, unido em torno de causas e na escolha de um Cabo Verde para todos” e na “reconquista da confiança” dos cabo-verdianos, apelando assim ao forte engajamento de todos os militantes e simpatizantes na consolidação desses propósitos.

Concluindo a sua intervenção, Janira Hopffer Almada prometeu que enquanto tiver vida e saúde vai continuar a trabalhar todos os dias na melhoria das condições de vida dos cabo-verdianos.

O XVI Congresso do PAICV contou com a presença dos militantes, simpatizantes, representantes de partidos políticos nacionais, corpo diplomático, sociedade civil e dois antigos presidente do partido, Pedro Pires e José Maria Neves.

O XVI congresso do PAICV contou ainda com a presença de delegados do país e da diáspora cabo-verdiana, e convidados de partidos de Angola, São Tomé e Príncipe, Portugal, Senegal, China e Guiné-Bissau.

Durante o encontro, que decorreu sob o lema “Cabo Verde: A Nossa Escolha”, o partido elegeu os novos membros dos seus órgãos, nomeadamente o Conselho Nacional e a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização.

Durante o congresso foram igualmente apreciados vários outros instrumentos do partido e debatida a Moção de Estratégia e de Orientação Política Nacional, sufragada nas eleições internas de Dezembro, que reconduziram Janira Almada a mais um mandato à frente do partido.

A presidente foi reeleita, na condição de candidata única, em 22 de Dezembro para um terceiro mandato à frente do PAICV, com 98% dos votos.

Fonte: Inforpress