PAICV debate regionalização de Cabo Verde

O PAICV apresenta hoje, na ilha de Santiago, a proposta do partido para a regionalização do país. A proposta do partido que propõe a criação de 10 regiões administrativas e três órgãos regionais em cada região foi apresentada ontem na ilha de São Vicente.

O PAICV começou pelas ilhas de São Vicente e Santiago, a socializar a sua proposta de regionalização de Cabo Verde, igual ao MPD no poder propõe a criação de 10 regiões administrativas, considerando, segundo o PAICV, que a regionalização administrativa vai trazer desenvolvimento equilibrado a todo o território nacional.

Mas diferente do partido no governo, o maior partido na oposição sugere três órgãos regionais em cada região – Assembleia Regional – o órgão deliberativo, a Junta Regional – órgão executivo e o conselho regional, órgão consultivo.

A presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada explica que a proposta do seu partido para a regionalização do país vem acompanhada de ampla e forte reforma do Estado.

O PAICV propõe ainda a “votação nominal nos candidatos a deputados, em listas fechadas mas não bloqueadas (dando ao cidadão eleitor a possibilidade de, entre os candidatos propostos, fazer a sua escolha).”

Depois de Mindelo e Assomada, amanhã será a vez da capital do país, cidade da Praia receber uma acção de socialização do proposta do PAICV para regionalização do país.

Fonte: RFI