Nelson Moreira reafirma compromisso de transformar Ribeira Grande num município “cada vez mais desenvolvido”

Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago reiterou hoje o compromisso de ser o presidente de todos os ribeira-grandenses e transforma-lo num município “mais desenvolvido, inclusivo, justo e com oportunidades para todos”.

Durante a sua intervenção na cerimónia de investidura dos novos eleitos para a câmara e assembleia municipais para os próximos quatro anos, Nelson Moreira disse que para a realização dos objectivos “é imprescindível a entrega de todos”, tendo assegurado que fará “de tudo para melhorar o engajamento e produtividade”, através da implementação de medidas que visem “aumentar os níveis de motivação”.

“Estamos cientes de que o desafio é grande, mas acreditamos que não será maior do que a nossa vontade! Assumimos com entrega total este desafio, pois acreditamos na perseverança e resiliência da nossa equipa e dos nossos colaboradores, a quem endereçamos uma saudação muito especial”, referiu.

Nelson Moreira renovou os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, nomeadamente envidar esforços para atrair quadros do município, reter talentos como forma de melhorar a capacidade de resposta, alargar os horizontes e abertura para quadros que queiram contribuir para esta jornada, independentemente do seu local de pertença.

Outra das prioridades, segundo o presidente, será reforçar as parcerias já existentes e mobilizar novos parceiros, reforçar o posicionamento institucional do município na sua capacidade técnica e de resposta, enquanto sede de Património Mundial da Humanidade e uma atenção especial à juventude, cultura, turismo, agricultura, pecuária, pesca, habitação social, desencravamento das localidades e economia local.

Para tal, compromete-se desenvolver com o Governo uma relação de “maior articulação, cooperação e conjugação de esforços” para satisfação das necessidades dos munícipes, tendo na base dessa articulação o “respeito escrupuloso” da autonomia municipal, e sempre em defesa dos interesses dos munícipes.

Nelson Moreira disse estar ciente dos desafios que tem pela frente e reconheceu que só com a dedicação de todos que sua equipa camarária poderá ultrapassar os obstáculos, que irão certamente surgir ao longo do mandato, e alcançar os resultados que “todos almejam”.

Por seu turno, o presidente da Assembleia Municipal, José Gomes Veiga comprometeu-se em acompanhar e fiscalizar as actividades da câmara municipal, “com sentido de pertença” ao município, de “projectar e fazer melhor e muito mai”s para Ribeira Grande de Santiago para colocar os ribeira-grandenses “em primeiro lugar”.

“Iremos dignificar os eleitos da assembleia municipal de Ribeira Grande de Santiago através debates firmes de ideias para contribuir para a construção do município de todos e para todos e de afirmação de um novo rumo”, referiu.

A cerimónia foi presenciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, que assegurou que o Governo estará “sempre disponível” para desenvolver em parceria com a câmara uma “relação forte e comprometida” a bem do município e do País.

“Tudo faremos para de forma articulada possamos trilhar o caminho de desenvolvimento deste município sendo que os desafios são enormes, mas graças ao trabalho de todos que desde há muitos anos a esta parte foi possível desenvolver este município e acreditamos que um ‘djunta mô’ com o Governo vamos poder continuar a trabalhar para o engrandecimento do município Património Mundial da Humanidade”, referiu.

Nelson Moreira foi o vencedor das eleições autárquicas de 25 de Outubro em Ribeira Grande de Santiago com 53,2 por cento (%) dos votos expressos.

Fonte: Inforpress