Juventude do PAICV diz que MpD tem falhado na implementação de políticas activas para o ensino superior

Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – O presidente da JPAI defendeu hoje, na cidade da Praia que o Governo, suportado pelo Movimento para Democracia (MpD, poder), tem” falhado” na implementação de políticas activas para o acesso ao ensino superior.

Fidel Cardoso fez essa afirmação, em conferência de imprensa, na sequência do anúncio da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar (Ficase) em apoiar 60 estudantes junto das instituições do ensino superior com diplomas e certificados por causas das dívidas junto do ensino superior.

Segundo o líder da Juventude do PAICV, numa referência aos dados publicados em Fevereiro deste ano pela Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES), houve uma redução de 40 por cento (%) da população universitária em Cabo Verde.

“É grave e extremamente preocupante que a população estudantil no ensino superior em Cabo Verde tenha passado de 12.466 estudantes em 2016/2017 para 7.555 em 2019/2020”, notou Fidel Cardoso, que classificou a “evolução negativa” de “preocupante” por “não incluir os efeitos negativos da pandemia”.

“Ou seja, esses dados publicados em Fevereiro deste ano pela ARES sobre a população estudantil do ensino superior em 2019/2020 saíram antes da pandemia da covid-19”, esclareceu.

Para Fidel Cardoso, o desenvolvimento de Cabo Verde passa por um ensino superior de excelência, capaz de munir a juventude de ferramentas e conhecimentos essenciais e colaborando na sua formação para estimular o desenvolvimento do espírito científico e a capacidade empreendedora.

“É uma aposta séria, que permite ainda o desenvolvimento da capacidade de concepção, de inovação, de investigação, de análise crítica, e de decisão, contribuindo, assim, para formar jovens competitivos para o País e para o mundo”, acrescentou.

Em relação ao anúncio da Ficase, o presidente da JPAI disse que se congratula com a iniciativa, mas, entretanto, considerou este número “irrisório”, uma vez que em Cabo Verde existem 7.555 estudantes do ensino superior.

“Deste total de estudantes, existem milhares de outros que precisam também de apoios desta natureza e não são somente estes 60 estudantes que a Ficase prevê beneficiar”, concluiu.

Fonte: Inforpress