Grupos parlamentares do PAICV e do MPLA assinam novo acordo de cooperação

Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) – O grupo parlamentar do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV- oposição) e o do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, no poder) assinam esta quinta-feira, 31, um novo acordo de cooperação.

Segundo lembrou o líder do grupo parlamentar do Movimento Popular de Libertação de Angola, Américo Kuononoka, estes dois partidos tinham assinado em 2010 e 2013 um acordo de cooperação que continham oito artigos.

Entretanto, neste novo acordo foram feitas “algumas melhorias” e a renovação dos contratos, avançou hoje este líder parlamentar aos jornalistas, na saída de uma visita de cortesia que fez ao Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, em que esteve acompanhado do líder parlamentar do Partido Africano de Independência de Cabo Verde, Rui Semedo.

“Elevamos um pouco mais a cooperação, no sentido que não seja apenas no papel, mas que haja troca de informações, haja participação colectiva em alguns eventos que têm a ver com os dois partidos e a prospecção disso tudo é de facto a nossa solidariedade e a nossa cooperação e a nossa ajuda mútua naquilo que for necessário e que seja comum para Angola e Cabo Verde”, afirmou.

A delegação do Grupo Parlamentar do MPLA está em Cabo Verde desde do dia 28 e visita prolonga-se até 01 de Novembro, a convite do grupo parlamentar do PAICV, para encontros com entidades cabo-verdianas.

Para além do líder do MPLA, integram a delegação o deputado e presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais e Jurídicos, Joaquim António Júnior, o deputado e presidente da Comissão de Administração do Estado e Poder Local, Tomás da Silva, a deputada e 2ª Secretaria do Grupo de Mulheres Parlamentares, Ansia Salatiel, o assessor Jurídico João Muatonguela e a Funcionária do Gabinete do Presidente, Isabel de Fátima Fula.

Fonte: Inforpress