Governo sem capacidade para inspirar e cativar jovens a contribuir para o desenvolvimento do País – JPAI

Cidade da Praia, 22 (Inforpress) – O presidente da JPAI, Fidel Cardoso, considerou hoje que o Governo “não tem conseguido inspirar nem cativar” os jovens a contribuir para o desenvolvimento do País.

Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, para falar sobre os recentes encontros realizados pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, com os jovens, Fidel Cardoso classificou essas iniciativas de “eleitoralistas”, por se estar a três meses das eleições legislativas.

“Por isso, foi com muita estranheza que a JPAI tomou conhecimento dos encontros do primeiro-ministro com os jovens (…)  que estiveram suspensos durante quase cinco anos. E agora, a menos de quatro meses do final do mandato, Ulisses Correia e Silva lembrou-se de reunir com os jovens”, notou.

Por isso, Fidel Cardoso estranhou o facto de só agora o Governo pretender distribuir subsídios aos estudantes para pagamentos de propinas, bem como as razões pelas quais a juventude não esteve no centro das políticas públicas ao longo dos cinco anos de governação.

No entanto,  lembrou que logo após ter alcançado a vitória nas eleições de 2016, o MpD “esqueceu-se das promessas, em particular com a juventude”, quando “engavetou todos os compromissos”.

De entre esses “compromissos engavetados”, o líder da juventude do maior partido da oposição destacou a criação da pasta ministerial da Juventude, uma política adequada para habitação, a ausência de concursos públicos para cargos de chefia, menos bolsas de estudos e a redução dos subsídios da Ficase para os jovens carenciados.

“Enfim, Ulisses Correia e Silva não tem conseguido inspirar nem cativar os jovens cabo-verdianos a contribuir para um País melhor”, sublinhou Fidel Cardoso, considerando que o crescimento de 05 por cento (%) propalado pelo Governo “não teve impacto” na vida dos jovens cabo-verdianos.

No passado dia 18, Ulisses Correia e Silva esteve reunido numa   conversa aberta com jovens de São Domingos, no Centro de Emprego e Formação Profissional de Variante, interior de Santiago, para a apresentação dos principais resultados das formações e estágios profissionais do IEFP e dos programas da Proempresa.

Fonte: Inforpress