Estado da Nação: PAICV enaltece importância dos dados estatísticos na política da governação

Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – O Grupo Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) enalteceu hoje, na Cidade da Praia, a importância dos dados produzidospelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) na política da governação.

A constatação foi feita pelo porta-voz do grupo parlamentar do PAICV para a área económica, António Fernandes, depois de um encontro com o conselho de administração do INE, no âmbito da preparação do debate sobre o estado da nação.

António Fernandes esclareceu que as informações recolhidas vão ser utilizadas no debate sobre o Estado da Nação e do Orçamento Rectificativo.

“São informações que podemos utilizar de forma segura para também se contrapor com as projecções do Ministério das Finanças e do Banco de Cabo Verde”, explicou o deputado, lembrando que o INE trabalha com dados reais em contextos de inquéritos e recenseamentos.

Por isso observou que os dados do INE são diferentes dos apresentados pelos Ministério das Finanças e Banco de Cabo Verde, pelo que, conforme examinou, é necessário “cruzar as fontes de informação” e no parlamento promover um debate “responsável”.

No âmbito do debate sobre o Estado da Nação, agendado para 31 de Julho, o GP do PAICV visita esta tarde a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS) e a União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde UNTC-CS.

OM/ZS

Fonte: Inforpress