Covid-19: JPAI propõe medidas para estudantes universitários reduzirem efeitos negativos da pandemia

Cidade da Praia, 28 Mai (Inforpress) – A Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) do concelho da Praia propôs hoje a adopção de um conjunto de medidas de apoio e protecção aos estudantes universitários para fazerem face ao contexto da covid-19.

O presidente da JPAI-Praia, Admar Varela, proferiu estas declarações à imprensa, à margem do encontro que manteve com representantes da Liga de Associações Universitárias de Santiago, tendo realçado que a mesma tem estado em permanente contacto com os estudantes e os líderes universitários.

A Liga de Associações Universitárias de Santiago, elucidou, manifestou durante o encontro algumas preocupações sobre a situação que os estudantes universitários da ilha de Santiago estão a enfrentar no contexto da covid-19.

Segundo este responsável, durante a reunião foram colocadas várias preocupações nomeadamente a questão da conectividade e dificuldades dos estudantes em conseguir garantir o pagamento das mensalidades do alojamento.

“Auscultamos preocupações de jovens que por razões de qualidade de internet que não tem sido boa têm enfrentado problemas no acesso aos materiais escolares e dificuldades com pagamento de renda. E face ao contexto da pandemia do novo coronavírus entre pagar o arrendamento e a propina escolherem pagar propinas”, referiu.

O número reduzido de residências estudantis e a dificuldade no acesso a bens de primeira necessidade, conforme Admar Varela, representa, de igual modo, outro constrangimento que a classe estudantil universitária tem enfrentado.

“Relativamente às aulas à distância muitos estudantes não têm meios adequados e tem recorrido a telemóveis para fazer o acompanhamento das aulas. Outra preocupação manifestada pela associação tem a ver com o apoio a jovens que fazem parte da classe trabalhador e estudante que não foram contemplados”, informou.

Neste sentido, realçou, tendo em conta o contexto da covid-19, a JPAI-Praia propõe um conjunto de medidas com vista a reduzir os efeitos negativos da pandemia na classe estudantil, bem como auscultar os demais constrangimentos que os estudantes radicados na cidade da Praia enfrentam.

Fonte: Inforpress