Cidade Velha: Deputados do PAICV preocupados com ausência de turistas pedem “mais olhar” do Governo ao sector

Cidade da Praia, 05 Fev (Inforpress)- Os deputados do grupo parlamentar do PAICV manifestaram hoje tristeza com a falta de visitantes tanto nacionais como internacionais na Cidade Velha e apelam a “mais olhar” do Governo para o sector turístico.

Esta constatação foi feita à Inforpress pela porta-voz do grupo de deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), que hoje terminaram um conjunto de visitas mensais efectuadas à região de Santiago Sul.

Ana Paula Moeda afirmou que na Cidade Velha, onde mantiveram encontros hoje com os empresários da área do turismo, puderam constatar a falta de visitantes nesta zona turística, património mundial da humanidade.

“Os empresários da área do turismo estão todos parados, precisam de mais olhar do Governo, mais apoio. Em cada sítio que fomos, ficamos triste porque não há visitantes, estão com funcionários prontos, com vontade de trabalhar, mas não tem ninguém, porque as pessoas nacionais, por exemplo, não têm o poder de compra, não podem circular para frequentar os espaços de lazer”, lamentou.

No concelho da Ribeira Grande de Santiago depararam, conforme os deputados, através de contactos nas zonas de Calabaceira e da Cidade Velha, com problemas vários, nomeadamente, algumas infraestruturas que precisam de ser recuperadas, como igreja, capela de Calabaceira que precisam de um “grande apoio de todos”, e um centro multiuso que precisa de uma “boa” recuperação para acolher jovens.

No quadro dessas visitas, a deputada afirmou que foram confrontados ainda com uma série de problemas e desafios, em outros pontos da região, e prometeram registar tudo e levar ao parlamento.

São casos, por exemplo, do concelho de São Domingos, onde os produtores de aguardente queixaram-se do problema de exportação, mas, defendeu que precisam ter uma associação de produtores de aguardente e integrar numa associação de produtores da ilha de Santiago, e também do reforço e do empoderamento por parte do Governo.

Aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem aos pescadores e peixeiras, no âmbito da comemoração do Dia do Pescador, que hoje se assinala, pedindo uma atenção especial para esses homens e mulheres do mar.

“O sector da pesca precisa de menos conversa e mais acção, pedimos ao Governo que tenha mais acção e menos promessa, precisamos de ver coisas concretizadas. A pesca é um sector muito fustigado, porque, infelizmente, a pobreza mora no sector da pesca, pescadores e peixeiras precisam de mais segurança no mar, mais segurança na terra, mais casas de pescador, onde existem portos, para guardarem os seus materiais de pesca”, apontou a parlamentar.

A visita ao círculo visava, por outro lado, uma campanha a favor da vacinação, tendo os deputados do PAICV manifestado satisfeitos pela alta taxa de vacinação no município de São domingos, indicando que tem em média uma taxa de vacinação de 80 %, um “ganho extraordinário”, conforme Ana Paula Moeda, justificado pela parceria entre a câmara municipal e as estruturas de saúde locais.

ET/JMV
Fonte: Inforpress