Boa Vista: Líder do PAICV quer “ouvir as populações e ver qual o impacto que o turismo tem na ilha”

Sal Rei, 24 Mai (Inforpress) – A presidente do PAICV (oposição), Janira Hopffer Almada, encontra-se de visita à ilha de Boa Vista, onde pretende saber e conhecer qual tem sido o real impacto do turismo no desenvolvimento integrado e sustentável da ilha, para além “ ouvir” as populações nas várias localidades.

Nesta visita de três dias à ilha da Boa Vista, a presidente do PAICV disse à Inforpress, depois de sair dum encontro com o padre local, pretender sobretudo tomar o pulso da situação da ilha de Boa Vista.

Segundo a líder do PAICV, “sendo a Boa Vista um dos principais cartões-de-visita do país, é preciso saber e conhecer qual tem sido o principal impacto do turismo na vida da ilha e no desenvolvimento integrado sustentável desta ilha”.

“Viemos ouvir as populações nas várias localidades. Teremos uma agenda de terreno muito forte, visitando várias localidades.
Estaremos no bairro da Boa Esperança e estaremos sobretudo a constatar in loco qual te sido o impacto do turismo nesta ilha”, disse Janira Hopffer Almada, avançando ainda que “pretende com esta deslocação saber o que é que está a ser feito a nível de outros sectores e que ligação há entre o turismo e os sectores da agricultura, das pescas e da cultura”.

Janira apontou sectores que, na sua óptica, “são fundamentais” e que para a líder do PAICV “ainda não foram dados a devida atenção na ilha de Boa Vista, nomeadamente o sector da água, do saneamento, mas também a educação e a saúde”.

“É preciso perguntar hoje se na Boa Vista o acesso à saúde é aquilo que seria desejável para uma ilha que é um dos principais cartões-de-visita do país, do ponto de vista turístico. Queremos saber se a nível da educação, o sistema está a conseguir responder às necessidades das famílias, dos país e encarregados de educação, os jovens na ilha, que é um dos principais responsáveis pela geração de riqueza no país, e de receitas”, afirmou Janira Almada.

Além do encontro com o padre da Igreja Católica, hoje a presidente do PAIC, esteve em vista ao pastor da Igreja Nazareno, e reuniu-se com o Comissão Politica Regional, no Centro Arte e Cultura.

No sábado, a líder oposicionista estará em visitas a personalidades e contactos porta-a-porta com as populações de Rabil, Estância de Baixo, Povoação Velha, do Bairro de Boa Esperança, e terá tempo de se encontrar com amigos, militantes, simpatizantes do partido e com as forças vivas no centro de juventude de Sal-Rei.

No domingo, último dia da visita, Janira Hopffer Almada deslocará também ao norte da ilha, para visita às localidades de Bofareira, João Galego, Fundo das Figueiras, Cabeça dos Tarafes, e tem em agenda encontro com os militantes, amigos, simpatizantes e forças vivas, no Centro Paroquial do Bairro de Esperança.

Fonte: Inforpress