Autárquicas 2020/Tarrafal: PAICV conquista a câmara pela primeira vez e Maica diz que foi a vitória dos tarrafalenses

Tarrafal, 26 Out (Inforpress) –  O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) conquistou, depois de 28 anos, a Câmara Municipal do Tarrafal ao vencer as eleições autárquicas de domingo, com 50,9% dos votos.

Segundo dados finais, divulgados pela CNE José dos Reis (PAICV) venceu as eleições com 50,9 por cento (%) dos votos, equivalente a 4.093, seguido do MpD com 37,7% (3.030 votos), MIT com 5,2 % (414 votos), UT com 2,5 % ( 201 votos) e UCID com 0,9%  (74 votos).

Em declarações à imprensa hoje, na sede do partido, na cidade de Mangui, José dos Reis, Maica como também é conhecido, disse que Tarrafal escreveu uma nova página na sua história, onde o protagonista é o povo tarrafalense.

“Agradeço toda a população do município, de Bilinboa à Achada Meio. É uma vitória da juventude, de homens e mulheres de Tarrafal e com significado de liberdade e da democracia”, disse Maica, considerando que ganhou a candidatura de humildade.

“É uma vitória com a dimensão de Cabo Verde porque lutamos contra a força do dinheiro, contra pesos pesados do Governo e contra um MpD enraizado com 28 anos de governação em Tarrafal”, notou o candidato vencedor das autárquicas no município mais a norte da ilha de Santiago.

No entanto, Maica apontou que o momento agora é de “reconciliação e unidade”, e de chamar todas a candidaturas adversárias para juntar e trabalhar em prol do desenvolvimento de Tarrafal.

Por isso, agradeceu a todos os candidatos pela luta, pela disputa, pelos desafios que colocou à sua candidatura para construir essa vitória.

Para finalizar, o candidato do PAICV disse que está ciente dos compromissos assumidos com os tarrafalenses em toda a fase da campanha eleitoral e assegurou que vai trabalhar para assegurá-los de modo a transformar e organizar o município.

“Esse é o novo foco, a nossa meta e nos próximos quatro anos vamos contar com todos os tarrafalenses para a construção de um novo caminhos”, concluiu.

Concorreram nestas eleições à Câmara Municipal do Tarrafal José dos Reis (PAICV – vencedor) Celso Soares (MpD), Cláudio Sousa (Movimento Independente Tarrafal),  Domingos Semedo (Unidos por Tarrafal) e Holden Duarte (UCID).

A nível nacional, participou na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Fonte: Inforpress