Autárquicas 2020/Tarrafal: José dos Reis advoga que Tchom Bom merece medidas e políticas de requalificação ambiental

Tarrafal, 13 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal defende que a localidade de Tchon Bom merece medidas e políticas de requalificação urbana e ambiental.

José  dos Reis denunciou que  o povoado  passou 28 anos a lidar com uma câmara municipal “que espera as coisas acontecerem”, pelo que, defende para Tchon Bom um ”grande investimento”, sobretudo na requalificação urbana e ambiental.

Essa requalificação, segundo o cabeça de lista do PAICV, passa sobretudo, pela criação de acesso a zona de Teto, onde a sua candidatura, caso vença as eleições de 25 de Outubro, pretende construir um miradouro para da uma maior visibilidade a toda parte baixa.

O candidato prometeu ainda a recuperação de alguns “ traços culturais”, nomeadamente a transformação do Chafariz Titina Silá  numa escola de arte, música, dança e artesanato,

Ainda no sector cultural, a candidatura “Tarrafal Mudar é Preciso” perspectiva a recuperação do batuco, da tabanca e do carnaval, que, segundo José dos Reis, outrora tiveram muita expressão em Tchon Bom.

No sector primário, que é aposta forte definida na plataforma eleitoral desta candidatura, José dos Reis promete fomentar agricultura com a criação de uma escola industrial de transformação agro-industrial em Colonato.

“ Isto depois de uma aposta na mobilização de água para fomentar a agricultura irrigada, tanto em Colonato, como em Achada Boi e Achada Grande”, explicou.

“Maica”, como é também conhecido, garantiu, contudo, que Tchom Bom, por ser segunda maior comunidade do Tarrafal e localidade onde nasceu, vai também merecer uma “atenção especial”, caso vença o pleito de 25 de Outubro.

Para além de José dos Reis participam nessas eleições para a presidência da Câmara Municipal do Tarrafal, Domingos Semedo (Unidos por Tarrafal), Celso Soares (MpD), Cláudio Sousa (Movimento Independente Tarrafal) e Holden Duarte (UCID).

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram, no concelho do Tarrafal, dois candidatos, tendo o MpD (José Soares) conquistado a câmara com 3.675 votos (53,70%), e o PAICV (José dos Reis Lopes Varela) alcançado 2.950 votos (43,11%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, neste município estão inscritos 12.071 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 10.884, dos quais 6.843 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Fonte: Inforpress