Autárquicas 2020/Tarrafal de São Nicolau: PAICV quer apostar nas potencialidades de Fragata para desencravar a localidade

Tarrafal de São Nicolau, 18 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, João Soares, afirmou que caso vença as eleições autárquicas irá apostar nas grandes potencialidades de Fragata visando tirar a localidade do encravamento.

João Soares, que concorre à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal nas eleições autárquicas de 25 de Outubro pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), com o lema ““Unidos para servir o município”, visitou Fragata, a ultima localidade do município do Tarrafal para apresentar ao eleitorado as suas propostas.

Segundo o cabeça de lista do PAICV, Fragata e Ribeira Prata são os celeiros da agricultura da ilha de São Nicolau, daí a necessidade de se investir fortemente nas suas potencialidades visando contribuir para o seu desencravamento.

“Fragata é uma localidade encravada de insularidade que ficou isolada de tudo e de todos e abandonada pelo poder local e o nosso projecto centra-se nas grandes potencialidades dessa localidade, nomeadamente a agricultura e sabemos que as pessoas de Fragata têm estabelecido uma forma de gestão de água que irá ajudar na promoção desse sector”, disse.

Por ser uma localidade distante do município do Tarrafal, referiu, as pessoas enfrentam vários problemas a nível da saúde, educação e dos transportes, realçando que o seu partido está motivado para trabalhar, para levar um novo ritmo à Fragata.

Caso vença as eleições, asseverou, irá igualmente apostar no sector do turismo rural, tendo o mesmo durante o contacto porta-a-porta prometido aos eleitores construir um lar de estudante na cidade do Tarrafal para apoiar os estudantes das zonas distantes e evitar a sua deslocação todos os dias e permitir que todos tenham acesso à educação.

Prometeu ainda massificar a agricultura, criar mais empregos através dos sectores preponderantes para o desenvolvimento do município e assim libertar a localidade do sufoco e esquecimento.

João Soares criticou, por outro lado, o presidente da câmara cessante, pelo “descaso” e atraso no pagamento de oito quinzena de trabalhadores, afiançando que caso seja escolhido para governar o concelho irá resolver estes problemas.

Além de João Soares participam na corrida à presidência da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas do MpD e Balduíno do Rosário do grupo independente GRIDT.

Nas autárquicas de 2016, no concelho do Tarrafal de São Nicolau, concorreram José Freitas de Brito (MpD), que alcançou 55,90% dos votos, e António Lopes Soares (PAICV) que obteve 40,63 %

Para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Tarrafal de São Nicolau estão inscritos 4.207 eleitores.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Fonte: Inforpress