Autárquicas 2020/ Tarrafal: Candidato do PAICV aponta sector primário como prioridade

Cidade da Praia, 02 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago nas eleições autárquicas de 25 Outubro, José dos Reis, aponta o sector primário (pesca, pecuária e agricultura) como prioridade da sua candidatura.

Sob o lema “Tarrafal, Mudar é Preciso”, “Maica”, como é conhecido, justificou, em entrevista à Inforpress, que essa aposta é determinante no combate à pobreza e na criação de oportunidades de rendimento para as famílias.

“A nossa grande aposta vai ser na mobilização de água para a massificação da agricultura de rendimento de modo a criar alternativas às famílias do município e do mundo rural”, precisou o candidato do PAICV que concorre pela segunda vez consecutiva às eleições autárquicas.

José dos Reis avançou ainda uma especial atenção ao sector da pesca, com a criação da indústria de transformação agro-alimentar e, com isto, a requalificação do complexo de pesca de Tarrafal.

Essa requalificação, segundo o candidato “tambarina” às autárquicas no município mais a norte da Ilha de Santiago, inclui a remodelação do cais de pesca, do farol e da “casa do pescador”.

“Estamos a falar da requalificação de uma obra história, que no passado foi um espaço de comércio e por onde chegaram os primeiros presos políticos para o campo de concentração” notou José dos Reis, apontando que será um espaço para a promoção e valorização da história do Tarrafal.

José dos Reis indicou também o turismo como sendo um “sector estratégico”, perspectivando a sua diversificação, como forma de torná-lo num sector capaz de criar emprego para os jovens.

Para o sector cultural e desportivo prometeu transformar todo o potencial desses dois sectores em “valor e riqueza”, com o estabelecimento de uma agenda anual e mensal, fazendo ponte com o turismo.

José Reis prometeu, contudo, levando em conta a concretização dos projectos elencados na sua plataforma eleitoral, um “novo ciclo de governança municipal”, capaz de gerar oportunidade e crescimento económico para o município.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho de Tarrafal de Santiago, concorreram dois candidatos, tendo o MPD (José Soares) alcançado 3.675 votos (53,70%), e o PAICV (José dos Reis Lopes Varela) alcançado 2.950 dos votos (43,11%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 12.232 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 10.884, dos quais 6.843 votaram).

Fonte: Inforpress