Autárquicas 2020/São Vicente: Albertino Graça quer melhorar e equipar instalações dos bombeiros municipais

Mindelo, 17 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da câmara de São Vicente, Albertino Graça, projecta, no seu manifesto eleitoral, melhorar e equipar as instalações dos bombeiros municipais e garantir a protecção civil das pessoas e dos bens.

De acordo com o documento divulgado pelo candidato, “a crise de autoridade que se instalou em São Vicente, nos últimos anos, constitui uma das batalhas mais sérias e duras a travar pelo município, por forma a reinstalar a ordem e a tranquilidade públicas, que impunemente se permitiu que fossem desvirtuadas”.

Por isso, assegurou que se for eleito presidente, a protecção civil “será garantida” não só as pessoas, como também aos seus bens, através de uma “acção conjunta, concertada e responsável com outras instituições e serviços, sempre que necessário”.

Desta forma, propõe melhorar e equipar a corporação dos bombeiros e estudar o melhor enquadramento institucional dessa incorporação e promover formações para os bombeiros, visando um “cada vez maior aperfeiçoamento” dos seus conhecimentos profissionais, para que possam dar uma resposta “pronta e eficaz aos combates a que forem chamados”.

O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) diz também que pretende criar um “sistema de alerta permanente para telemóveis”, que possa ser usado em caso de emergência e ainda desenvolver formações e voluntariado em protecção civil.

Outra aposta de Albertino Graça, se for presidente, é criar as condições para encontrar um “equilíbrio entre a diversão nocturna e a tranquilidade e repouso das pessoas”.

Neste particular, pretende “disciplinar” o horário dos estabelecimentos de diversão nocturna, “em função da sua localização”, sem que o seu funcionamento se prolongue “para além das horas consideradas como normais”.

Também tem como meta estabelecer o policiamento nas imediações desses recintos, com um agente requisitado pelo proprietário, para prevenir distúrbios e alteração da ordem pública.

Hoje, a candidatura de Albertino Graça esteve em contactos nas zonas de Ribeira Bote, de Julião, Chã de Marinha e Passarão.
Para além de Albertino Graça (PAICV), concorrem ao cargo de presidente da câmara de São Vicente António Monteiro (UCID), Augusto Neves (MpD)e Nelson Lopes (Movimento Mas Soncente).

Nas autárquicas de 2016, em São Vicente, concorreram Augusto Neves pelo MpD, que teve maioria absoluta na câmara com 48,97 por cento (%) dos votos, António Monteiro (UCID), que conseguiu 28,28% e Alcides Graça (PAICV) que teve 20,7%.

Em São Vicente, para as eleições de 25 de Outubro estão inscritos 52.509 eleitores (mais 707 em relação ao escrutínio de 2016), distribuídos por 192 mesas de voto.

Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), São Domingos (um), Tarrafal de São Nicolau (um), Sal (um), Tarrafal de Santiago (dois), Praia ( quatro) São Vicente (um).

Fonte: Inforpress