Autárquicas 2020/São Salvador do Mundo: PAICV convida a fazer uma campanha amiga, limpa que dignifique as candidaturas

Achada Igreja, 08 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, João Alberto de Barros convidou hoje a candidatura adversária a fazer uma campanha amiga, limpa, que dignifique as candidaturas.

O candidato, que faz dupla com Nasolino Carvalho, cabeça-de-lista para a assembleia municipal, afirmou que a sua candidatura baseia-se no debate de ideias e, por isso, acredita que não deve ir atrás do adversário e nem das perseguições, pois os munícipes já sabem que aquilo que propõe é realmente o que Picos precisa e que sai do “fundo da nossa alma”.

Com o lema “Prontu pa sirbi Picos” (Ponto para servir Picos), a agricultura, a pecuária e o turismo rural são as três grandes áreas em que foca esta candidatura do PAICV neste município.

Confiante, João Alberto de Barros acredita que a partir da mobilização de água, da modernização das técnicas de irrigação, das práticas agrícolas, da introdução de hidroponia, estufa e outras tecnologias, será possível ter um boa produção agrícola e fazer com que os agricultores se sintam bem e capazes de melhorarem o rendimento.

Relativamente ao turismo rural, o candidato adiantou que pretendem apoiar as famílias não só no âmbito da habitação social, mas também através de formações e outras acções, para que a população possa acolher turistas nas áreas de destaque e a partir dai criar empregos dando condições para os jovens criarem seus próprios negócios.

Outras apostas segundo o candidato do PAICV são nos sectores do desporto, da educação e todas as outras áreas que Picos merece, frisou.

Para João Barros, um dos grandes problemas do município de São Salvador do Mundo tem a ver com a protecção civil.

“Estávamos num período em que a protecção civil estava bem avançada, faltavam alguns meios necessários, era apenas uma questão de dar continuidade em investimento”, adiantou o candidato afirmando que houve uma regressão com a governação do MPD e, por isso, promete apostar fortemente nesta área, se for eleito presidente.

No dia em que se inicia a campanha, os contactos porta-a-porta previstos para esta manhã de quinta-feira, 08 em Aboboreira foram impedidas pela chuva condicionando assim a agenda.

Entretanto, tendo em conta a situação da pandemia da covid-19 o cabeça-de-lista do PAICV em São Salvador do Mundo promete realizar os contactos com a população com “grande respeito às normas” que impõe a nova conjuntura, respeitando o distanciamento e o uso de máscaras.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho de São Salvador do Mundo, concorreram um total de dois candidatos, tendo o MpD (Ângelo Vaz) alcançado 2.025 dos votos (51,94%), e o PAICV (Manuel Torres) alcançado 1.760 dos votos (45,14%).

Na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participam um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP, sendo um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), de São Domingos (um), do Tarrafal de São Nicolau (um), do Sal (um) do Tarrafal de Santiago (dois), da Praia (quatro) e de São Vicente (um).

Fonte: Inforpress