Autárquicas 2020/São Salvador do Mundo: Candidata a vereadora para área da educação do PAICV propõe reabilitação da Escola de Achada Igreja

Achada Igreja, 14 Out (Inforpress) – A candidata a vereadora para área da Educação na lista do PAICV propõe reabilitar a Escola de Achada Igreja, que considera encontrar-se numa situação de “profunda degradação”, constituindo “uma vergonha” para o município.

Elisabeth Marques que é professora diz estar “descontente” com o rumo da educação no município de São Salvador do Mundo pelo que propõe reabilitação de escolas, maior dinâmica e melhorias no relacionamento entre os intervenientes educativos.

“Penso que temos propostas relevantes para este sector e garanto que vão trazer excelentes resultados para o nosso município”, enfatizou.

A candidata a vereadora para a educação enalteceu que caso a candidatura do PAICV vença o pleito eleitoral de 25 de Outubro, a primeira intervenção vai ser na reabilitação da Escola de Achada Igreja.

“Trata-se de uma escola de referência que infelizmente está uma vergonha, encontra-se totalmente degradada, sem nenhumas condições para que alunos, professores e encarregados de educação sintam-se seguros e confortáveis, neste sentido temos intervenções a fazer de forma urgente”, criticou.

Para além de negociações com o intuito de criar protocolos com escolas portuguesas para que alunos deste município possam prosseguir os estudos em Portugal, Elisabeth Marques destaca proposta de apoios a nível de transporte de alunos que residem nas zonas dispersas, pois entende que a governação anterior “não soube mobilizar parceiros para arrecadar mais meios de transporte”.

Uma outra proposta desta candidatura segundo a mesma fonte tem a ver com a construção de mais jardins infantis nas localidades de Leitãozinho, Mato Forte e Faveta, “tudo isto para que as crianças e monitoras se sintam mais seguros e confortáveis”, finalizou.

No sétimo dia de campanha, o PAICV prossegue nesta quarta-feira, com os contactos porta-a-porta na zona de Leitãozinho.

Para além de João Alberto de Barros (PAICV), concorre ao cargo de presidente da câmara de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, candidato do Movimento para a Democracia (MpD, poder) à sua própria sucessão.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, em São Salvador do Mundo, estão inscritos 5.764 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.504, dos quais 3.899 votaram).

Nas autárquicas de 2016, neste concelho, concorreram o MpD (Ângelo Vaz) que conquistou a câmara com 2.025 votos (51,94%), e o PAICV (Manuel Torres) que obteve 1.760 votos (45,14%).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Fonte: Inforpress