Autárquicas 2020/São Miguel: PAICV aposta numa campanha “com elevação”

Calheta, São Miguel, 08 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) à presidência da câmara de São Miguel, João Carvalho, comprometeu-se hoje a fazer uma campanha “com elevação”, com vista a provar que é possível fazer “política com amor”.

No arranque da campanha autárquica rumo às eleições do dia 25 de Outubro, esta candidatura vai apostar hoje em passar informações às população sobre como prevenir o novo coronavírus.

“Toda a nossa caminhada é por São Miguel com amor. Nesta caminhada vamos cumprir todas as determinações da Comissão Nacional das Eleições, do Instituto Nacional de Saúde Pública e passando alguns conhecimentos para a ajudar à população a combater o novo coronavírus”, afirmou.

Esta equipa, que, segundo este candidato, é de jovens determinados a dar o seu contributo para um “São Miguel melhor”, quer trazer uma nova centralidade para as potencialidades do município, nomeadamente na agricultura, pecuária, pesca e turismo rural.

“Queremos, juntos com os agricultores, criadores de gado e pescadores, tentar potencializá-los da melhor forma para que através desses sectores possamos conseguir gerir mais emprego e trazer mais riqueza para todos os micaelenses e, com isso, também acabamos por corresponder a necessidade de todas a juventude que é ter um emprego”, acentuou.

No período da tarde, o PAICV vai encetar contactos com o eleitorado da localidade de Principal, onde concretamente prometem trabalhar na melhoria da distribuição de água da barragem de Principal de forma que todos os agricultores tenham mais água para dar continuidade a sua produção.

Ainda na agricultura, João Carvalho promete, caso vença as eleições, dar todo o apoio técnico e incentivo, criando linhas de crédito para beneficiar todos os agricultores, com vista a transformar São Miguel, num ponto de “paragem obrigatório e de troça comercias” na parte de agricultura e outras variantes.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais de São Miguel, concorreram três candidatos, tendo o MpD (Herménio Fernandes) conquistado a câmara com 4.146 votos (69,35%), o PAICV (Carla Carvalho) alcançado 1.518 votos (25,39%) e o PP (Alberto Correia) 125 votos (2,09%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 10.346 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 9.468, dos quais 5.978 votaram).

Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 candidatos do PAICV, sete da UCID, dois do PP, sendo 1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4), São Vicente (1).

Fonte: Inforpress