Autárquicas 2020/São Lourenço dos Órgãos: PAICV promete criar condições para comodidade das pessoas

Cidade de João Teves, 18 Out (Inforpress) – António Fernandes, candidato do PAICV às eleições autárquicas em São Lourenço dos Órgãos, defende a necessidade de se criar condições propícias para que a população do concelho viva de forma cômoda e desfrute do bem-estar social.

“Nas zonas altas as pessoas vivem nas habitações próprias, característica da ilha de Santiago. Ficam juntas do lugar onde amanham a terra, criam os seus animais e nós temos a obrigação de criar as condições para promover as suas actividades, no seu ambiente familiar, para o aumento do rendimento das famílias e potencializar os jovens”, defende candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Nas várias localidades por onde passou, a caravana “tambarina” lembrou aos eleitores da evolução que o município teve nos 11 anos em que o PAICV teve nas mãos as rédeas da governação autárquica e o “árduo trabalho” que se desenvolveu para que o concelho tivesse um abastecimento satisfatório da água, reabilitação das casas, construção de casas de banho, formação profissional, electrificação e estradas para desencravamento das zonas de difícil acesso.

“Os nossos adversários não têm a nossa marca no que se refere à governação do município. O que fizeram, foi dar seguimento a alguns dos projectos deixados por nós e, mesmo assim, executados com defeitos insanáveis”, afirmou António Fernandes (Tone).

Para os jovens o PAICV apresentou o seu programa de formação profissional e académico e seu interesse em diminuir o desemprego com programas de auto-emprego, enquanto se apoia as famílias que produzem plantas ornamentais para fazer do concelho um fornecedor de plantas ornamentais e flores.

A evolução do município de São Lourenço dos Órgãos esteve ligado ao processo da divisão administrativa e religiosa da ilha de Santiago. Em termos administrativos, a freguesia de São Lourenço esteve sob a jurisdição do concelho da Praia.

Posteriormente, passou a integrar o concelho de Santa Cruz, mas a 09 de Maio de 2005 foi criado o concelho de São Lourenço dos Órgãos e gerido inicialmente por uma comissão instaladora, com apenas uma freguesia, denominada freguesia de São Lourenço dos Órgãos.

O Município passou a funcionar na sua plenitude em 2008, com a eleição dos órgãos de gestão.

Nas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde, para escolha dos titulares dos órgãos municipais de São Lourenço dos Órgãos concorreram Carlos Vasconcelos, pelo MpD, que venceu com 2.013 votos (49,11%) e Victor Baessa, pelo PAICV, que obteve 1.965 votos (47,94%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais 5.746 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 5.268, dos quais 4.099 votaram).

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Fonte: Inforpress